sexta-feira, 5 de julho de 2019

Bibliofilia 177


Nascido no Porto, a 4 de Agosto de 1872, Delfim Guimarães centrou a sua actividade multifacetada em Lisboa, vindo a falecer, a 6 de Julho de 1933, na Amadora. Em 1899, fundou a Guimarães Editores. Bibliófilo conceituado, estudioso e ensaísta, foi também poeta, mas está hoje esquecido.


Na sua editora publicou, de 1923 a 1928, 15 volumes do seu Arquivo Literário, repositório ainda hoje muito interessante, em que aborda vários temas de literatura portuguesa, com particular incidência nos nossos escritores quinhentistas, sobretudo Bernardim Ribeiro e Sá de Miranda. A propósito deste último, trava até uma educada polémica com Carolina Michaelis.
Comprei, em meados dos anos 80, 14 dos tomos por Esc. 3.200$00, que terão pertencido a Manuel Giraldes da Silva, anteriormente, conforme ex libris, em imagem abaixo.


Mais tarde, viria a adquirir o tomo XV, por Esc. 250$00, completando assim o conjunto.
Hoje, no seu leilão online, a Livraria Ecléctica tinha à venda o Arquivo Literário completo e encadernado. As licitações, na altura, tinham atingido os 65 euros, mas o leilão ainda não terminara.

1 comentário:

  1. Desconhecia a origem poética - se assim se pode dizer - da Guimarães Editores.

    ResponderEliminar