sexta-feira, 5 de julho de 2019

Sintonias


Terá sido da humidade do criptopórtico do Machado de Castro? Ou da fresca esplanada da praça do Comércio conimbricense, ao fim da tarde?
O que é certo é que a constipação não me larga e me vem à ideia, como sempre nestes casos, uma chaleira das antigas, fervente e entupida, a expelir vapor. Ou um tecido de flanela grosseira húmida, que pinga constantemente. Pessoa era mais prosaico e simples, ao dizer que a metafísica era uma consequência de estar mal disposto. Seja como for, uma constipação em Julho é sempre uma maldição inesperada.
Não foram uns sonhos amáveis, que me têm povoado as noites por compensação, não sei como aguentaria esta provação...

8 comentários:

  1. AS melhoras, que se esperam rápidas. Mesmo que este Verão não o pareça, uma constipação nesta altura é bem desagradável.
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, Paula.
      Este Verão não entrou de feição..:-(
      Bom dia.

      Eliminar
  2. Melhorinhas para a constipação:). Julho está a ser um mês sui géneris, daí a hipótese de constipações. Pois se noites e manhãs ainda são primaveris.
    Como é que consegue sonhar amavelmente?! Eis um facto que gostaria de poder copiar. Os sonhos amáveis são visitas impostas, obrigações da consciência, ordens de mim para mim. Que tudo o resto, se memória há, são indiscriminados e esgotantes perigos.
    BFS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O chip de cada um funciona quase sempre em piloto automático, muitas vezes, a nosso favor.
      Retribuo.

      Eliminar
  3. A receita de Pessoa "em flagrante delitro" emborcando de um só trago um cálice de bagaço poderia ajudar à cura.
    Ou, bebericar absinto juntamente com uma aspirina para prevenir febres e provocar grandes jornadas oníricas. :)
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é que me abstenha e em casos de emergência, frequentemente, reforço... mas não tem resultado.
      Igualmente.

      Eliminar
  4. Espero que já tenha vencido a viral constipação? que também me atacou.
    Deitou-me abaixo não só fisicamente como psiquicamente. Estou pouco
    habituada a estar doente. Fico deprimida e com pouca vontade de viver.
    Mas não foi só esta a causa do meu "desaparecimento". Estive em guerra
    com a NÓS por causa da falta de sinal para ter internete. Só hoje é que
    vieram substituir o receptor de sinal, depois de muitos telefonemas.
    Vai-me custar um pouco retomar os poucos comentários que fazia, mas tenho
    um grande apreço pelas suas postagens e farei o possível por participar
    com as minhas simplórias opiniões. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente, já. E é muito provável que graças a uma recomendação da Margarida Elias: chá de gengibre.
      Tinha sentido a sua falta, mas pensei que estava de férias. Afinal foi por duas razões desagradáveis...
      Agradeço, uma vez mais, as suas palavras amigas e faço votos para que tenha um bom fim-de-semana.

      Eliminar