sábado, 3 de janeiro de 2015

Recuperado de um moleskine (10)


O novo ano começa a criar raízes, na normalidade dos dias que se vão sucedendo. Das ofertas não suficientemente exploradas até aos restos de bolos e doces que ainda ocupam as mesas enfeitadas, o passado recente começa a ganhar forma estática e futura.
A magia vai-se perdendo, a pouco e pouco, a infância volta ao seu lugar cativo, no fundo da memória, a família dispersa-se, novamente. O diário trabalho da sobrevivência regressa com os seus constrangimentos.
Reinstalamos o piloto automático no comando dos dias. E, ao contrário do passado, já quase nem se celebra o dia de Reis, que vem próximo. Com ligeira melancolia, movo Gaspar, Melchior e Baltazar para mais próximo da cabana do Presépio, como se esta fosse a única realidade que ainda subsiste.

4 comentários:

  1. Tudo tão bem explicado!
    É mesmo assim!

    Ainda continua a mover os Reis até ao seu destino? Que giro!
    Aqui em casa assinalamos sempre o Dia de Reis comendo um pouco de romã.

    Desejo-lhe um bom fim-de-semana:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é verdade, Isabel, ainda vou movendo os Reis Magos, gradualmente até à cabana, ao longo dos dias, até 5 de Janeiro..e quase com a mesma convicção com que os movia, quando era pequeno..:-)
      Não conhecia esse costume da romã, que é curioso - deve ter algum significado.
      Um bom domingo, para si!

      Eliminar
  2. Dantes, quando fazia presépio, tb movia os Reis Magos... A bem dizer, quando era miúda, brincava bastante com o presépio (que era bastante grande) e as figuras andavam sempre num grande virote. :)
    Agora, só depois de férias, é que preciso de reinstalar «o piloto automático no comando dos dias».
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Normalmente também costumava fazer uns "retoques" posteriores nas figuras do Presépio. Até porque, em pequeno, se costumavam comprar mais um ou dois figurantes. Agora só mexo os Reis.
      O piloto automático vai-se instalando..:-)
      Boa noite, e bom domingo!

      Eliminar