domingo, 9 de novembro de 2014

Uma reflexão de J. Constable, em início de carreira


"Durante os últimos dois anos andei atrás de pinturas, procurando a verdade em segunda mão. Não me esforcei em representar a natureza com a mesma elevação de espírito que pretendia, mas procurei que as minhas obras se parecessem com o trabalho de outros homens... Creio que há espaço suficiente para um pintor natural."

John Constable (1776-1837).

Nota: o retrato de John Constable, que encima o poste, foi executado por Daniel Gardner. A paisagem abaixo, Barges on the Stour, foi pintada por Constable, em 1811. Ambos os quadros pertencem ao Victoria and Albert Museum, que leva a efeito, até 11 de Janeiro de 2015, uma grande exposição deste último pintor inglês.


4 comentários:

  1. Gostei do retrato que Gardner fez de Constable e da pintura que escolheu deste. Acho que vou olhar melhor para este pintor de que só me lembro dumas paisagens, para mim sensaboronas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostei muito do retrato feito por Gardner, que terá sido um bom retratista. Constable tem pinturas muito bonitas, mas há que "catá-las"..:-)
      Bom dia!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. E é verdadeira, porque Constable reproduziu muitos quadros dos seus mestres favoritos: Claude Lorrain, van Ruisdael, Rubens...
      Bom dia!

      Eliminar