A informação vai como veio. Colhi-a no "Lisboa dos nossos avós", de Júlio Dantas, no capítulo em que ele refere os antigos cafés lisboetas, que teriam começado a proliferar pelos finais do século XVIII. Substituindo as "hostarias" e as "hortas" seiscentistas. E que, sendo locais de agrupamentos diversos, aí se trocavam ideias, difundiam boatos e se comentavam, displicentemente, factos políticos e outras novidades - antiquíssimas redes sociais... Onde se cavaqueava, em suma.
E é aqui que entram as palavras de Júlio Dantas: "...segundo ele próprio diz, «cavaquear». Esta palavra, trazida para Portugal, no princípio do século XIX, pelos soldados portugueses que fizeram com Napoleão a campanha da Rússia (parece que kabak significa em russo, botequim ou taberna) define, melhor do que qualquer outra, a função social do café. ..."
Muito interessante esta informação! Não sabia nada sobre quando teria começado o hábito de beber chá ou café em locais públicos, em Portugal. E a gravura, (pelo "und" da legenda deve ser alemã) é um mimo!
ResponderEliminarSaudações!
Se não for alemã, será com certeza austríaca, mas não consegui apurar com rigor a origem da pitoresca gravura.
EliminarDesejo-lhe, Maria, um bom fim-de-semana!
E porque colocou isto nos «Idiotismos»?
ResponderEliminarA palavra, em si, sempre me pareceu espúria, e foi por isso.
Eliminar