domingo, 23 de novembro de 2014

Por arrasto


Veio à colação associativa o título Guerra e Paz - em livro -, porque também titulava o colóquio do Nexus Institute, onde a pianista Tamar Halperin (1976), sob o olhar suspenso mas apreciativo de Andreas Scholl, interpretava Alessandro Marcello (e que linda peça musical, não percam!...), inserto 3 postes abaixo, aqui no Blogue.
Ora trancreva-se, então, o pequeno trecho de "Guerra e Paz" e em palavras de Leão Tolstoi:
"Davout era o Araktcheiev do imperador Napoleão. Com a diferença de não ser poltrão, era meticuloso como o seu émulo russo, como ele cruel e incapaz de provar a sua dedicação ao senhor de outra maneira que não fosse pela crueldade.
Nos rodízios de um Estado são necessários tais homens, como são necessários os lobos na natureza; existem sempre, sempre eles se mantêm, por mais absurda que possa parecer a sua presença junto dos chefes do Estado, ou a sua intimidade com eles. Por esta absurda necessidade pode explicar-se como é que esse cruel Araktcheiev, que arrancava, com as suas próprias mãos, o bigode aos granadeiros, incapaz, aliás, por fraqueza nervosa, de afrontar o menor perigo, como é que esse homem, sem cultura, destituido da menor polidez, pôde conservar tamanha influência na natureza nobre, cavalheiresca e terna de um Alexandre? ..."
( Guerra e Paz, volume II, página 230)

Sem comentários:

Enviar um comentário