sábado, 1 de novembro de 2014

Os Trabalhos e os Dias (5)



Na sequência de um “post” de 26.9.2012, dedicado à feitura de uma saia para a minha boneca, resolvi, ontem, completar o trabalho. De facto, a blusinha precisava de ser substituída, estava amarelecida, como se vê pela imagem acima.

E como de velho se faz novo, a antiga blusa serviu para fazer o molde, base essencial para começar a tarefa. Nada melhor do que aproveitar um dia predisposto à costura, o que nem sempre acontece. É preciso paciência, dedicação e tempo para “coisas miúdas”, porque uma blusinha de bonecas dá tanto ou mais trabalho do que uma peça de roupa para gente crescida.
Aqui fica o resultado em forma de confronto, velho e novo.



Agora só falta lavar e engomar a blusa e, sobretudo, agradecer ao amigo A. de A.M., que forneceu o pano branco e os adereços para concretizar a inspiração.

Concluíram-se, já de noite, os trabalhos com a lembrança daqueles que me deram os ensinamentos para me poder dedicar a tarefas variadas ao sabor dos dias.

Post de HMJ

6 comentários:

  1. Que estranho! Não vim logo para esta página, fui para outra e parecia que tinha mudado completamente o visual do blogue!! Depois de clicar numa seta verde é que veio para aqui!!!

    Gosto muito de costura, embora saiba pouco ou nada. Ganhei uma máquina de costura nos meus anos (em Agosto), coisa que ambicionava há anos, mas agora que a tenho, falta-me tempo. Ainda não a estreei.
    Quando era miúda fazia muitas roupinhas para as bonecas. Eu e as minhas irmãs e com os meus 13, 14 anos cozia muito na máquina de costura da minha mãe, que ainda existe mas não funciona. Ficou uma irmã minha com ela.

    Gostei muito da sua blusinha e este post trouxe-me boas lembranças...

    Vou ver se encontro o outro post de que fala.

    Bom fim-de-semana:)

    ResponderEliminar
  2. Já fui ver ver os dois post sobre a boneca e num deles deixei um comentário, na altura. É engraçado, porque me recordo perfeitamente (agora que vi o post) e parece que foi há poucos dias. Não parece ter sido há cerca de dois anos!...

    ResponderEliminar
  3. Para Isabel:
    Ainda bem que gostou e espero que tenha ficado com mais vontade para estrear a sua máquina.

    ResponderEliminar
  4. Um primor! Mas a boneca engordou? A blusa nova parece um pouco maior. :)
    Eu sou uma azelha na costura.

    ResponderEliminar
  5. Para MR:
    tem toda a razão. A blusa é maior, facto que se deve à precaução da costureira. Estava com receio de não ficar bem depois, Prefiro fazer maior do que pequeno de mais, porque este defeito não tem remédio. É só fazer de novo. Um verdadeira modista, que não sou, saberia fazer melhor, tomar as medidas da boneca e executar o molde assim. Eu, como amadora, resolve o problema com base na peça velha, aumentando o tamanho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Erratas:
      Uma [em vez de um]verdadeira modista; Eu, claro !, resolvo. São os apagões do Google que nos obrigam a escrever duas vezes e depois sai com gralhas, porque estas limitações nos irritam.

      Eliminar