quinta-feira, 6 de junho de 2019

Da leitura 30


Com as comodidades de hoje em dia, dificilmente conseguiremos imaginar as atribulações de uma longa viagem marítima no início do século XIX (1807), que foi preparada à pressa, em aflição, desorganizada, como foi  a da ida da corte e da família real, na sua fuga para o Brasil, para escapar ao exército napoleónico.
Mas esta obra, Império à Deriva (Editora Civilização, 2004)), de Patrick Wilcken (1982), com bom trabalho de investigação (30 páginas de bibliografia) e pesquisa histórica, que me parece séria, dá-nos uma aproximação realista do que terá sido esse calvário para cerca de 10.000 pessoas, habituadas a mimos e conforto, muitas das quais nunca tinham feito viagens por mar.
Dou, em seguida, um pequeno excerto (pg. 54) para se ter uma visão parcelar do estilo do livro:

"No geral, porém, o registo histórico dá-nos muito pouca ideia dos pensamentos e experiências da família real portuguesa e do seu exército de criados nas longas semanas passadas a atravessar vagarosamente o Atlântico. Fica à imaginação de cada um os cheiros que se elevavam do fundo dos porões - as colunas de ar putrefacto que subiriam através das escotilhas de navios que, em muitos casos, não serviam há anos, as longas filas para usar as «cabeças», uma plataforma fixada ao bojo da ré e deixada suspensa sobre o rasto do navio, que servia de casa de banho ao ar livre; o tédio, a vergonha e a angústia dos que tiveram de abandonar os amigos e a família numa hora de grande aflição. As acomodações seriam rudimentares, a privacidade inexistente, o sono difícil senão impossível no convés descoberto, com borrifos de água do mar a molhar regularmente as filas de nobres estendidos nas tarimbas. E, durante o dia, o constante balanço dos navios terá sujeitado respeitáveis cortesãos à indignidade de crises públicas de enjoo marítimo."

2 comentários:

  1. Li este livro há uns anos e lembro-me que o li com prazer.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha ficado no rol dos esquecidos, infelizmente...
      Voltei a lê-lo, e com imenso proveito.
      Retribuo.

      Eliminar