quarta-feira, 5 de junho de 2019

Pinacoteca Pessoal 151


Nascido na Baviera, o pintor alemão Christian Schad (1894-1982) estudou arte em Munique mas, sendo um pacifista declarado, no princípio da I Grande Guerra, fixou-se na Suiça (1915) para escapar à incorporação e não ter de combater. Viria a acompanhar o Dadaísmo, através das suas amizades, integrando-se mais tarde na escola denominada de Nova Objectividade. 
Maioritariamente um retratista, bem sucedido, conseguiu  que as suas obras não fossem destruídas pelos nazis. A sua época mais prolífica data dos anos 20, sendo classificada, por alguns estudiosos de arte, naquilo que viria a chamar-se Realismo Mágico. O seu auto-retrato, que encima o poste, foi executado em 1967. O retrato do Doutor Hausten, que hoje integra o Museu Thyssen-Bornemiza, de Madrid, é de 1928.



Ao acervo do Museu de Berlim, pertence o retrato (acima) do escritor Ludwig Bäumer, pintado no ano de 1929. Enquanto o expressivo e realista quadro "Operação ao Apêndice" se encontra na Lenbachhaus, de Munique.


4 comentários:

  1. É interessante, não conhecia. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achei impressionante a nitidez realista dos seus retratos...
      Bom dia.

      Eliminar
  2. O que fará o touro no autorretrato de Christian Schad?
    O primeiro e o último aproximam-se (parece-me) dos hiperrealistas.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me intrigou... Do signo astrológico, não é, pois Schad nasceu a 21 de Agosto (Virgem). Será uma alusão irónica a Strauss (por alcunha, o "Touro" da Baviera), então no poder desse estado alemão? Mistérios...
      Bom dia.

      Eliminar