Gastámos bem a tarde do Dia de Portugal.
Temos uma particular estima pelos pequenos museus, quando bem estruturados e concebidos com gosto e atenção sensível. Visitantes, connosco, apenas 5. Uma japonesa de meia idade, interessada e curiosa, e outro casal demorado na observação das preciosidades. Dois seguranças e uma recepcionista simpática deram-nos as boas vindas da Casa-Museu.
Entra-se como se fosse para um palacete familiar e acolhedor, que não nos fosse estranho. O recheio é que é.
Mais tarde, hei-de referir algumas peças que me despertaram a atenção e o interesse. Hoje, quero apenas destacar, da Casa Museu Medeiros e Almeida, um pequeno quadro de Eugène Delacroix (1798-1863), que antes de chegar a este palacete lisboeta pertenceu a Degas. E lhe terá por certo alegrado os dias e em que ele terá descansado o olhar, muitas vezes.
É o retrato de um jovem, Amédée Berny D'Ouville, que Delacroix terá pintado em 1830, e António de Medeiros e Almeida (1895-1986) comprou em Londres, em 1956, num leilão da Sotheby's, por 8.000 libras.
Anos depois de Amédée ter falecido, um irmão do rapazinho, ao ver o quadro, terá dito, imediatamente:
" É ele mesmo. Está muito parecido, com aquele seu ar de fuínha! "
Durante vários anos passei à porta desta Casa-Museu a caminho da Cinemateca e quando finalmente o visitei por ocasião de uma exposição bem particular que ali se encontrava (miniaturas de automóveis), fiquei fascinado com o espaço, as obras e as Histórias que descobri, como o célebre jantar com Grace Kelly.
ResponderEliminarBom feriado!
Estes pequenos museus têm a virtude de não nos dispersarem, excessivamente, a atenção, permitindo que a nossa concentração se intensifique de forma muito mais equilibrada.
EliminarRetribuo os seus votos, cordialmente.
Tenho mesmo de lá ir. Gostei imenso desta pintura que reproduz. Bom dia!
ResponderEliminarVai ver coisas de que gosta, mas não quero estragar-lhe as surpresas..:-)
EliminarBom feriado de Sto. António.
Sou uma grande fã desta casa-museu. Aliás, aprecio imenso casas-museus.
ResponderEliminarGosto de museus pequenos. Nos museus grandes costumo ter uma ideia dos quadros que quero ver e depois vou andando e paro quando encontro algumas peças ou quadros que me despertem a atenção.
Lindo quadro este de Delacroix.
Bom dia!
Dos de "justa medida", falta-nos o de Anastácio Gonçalves, mas parece que, de momento, está em obras...
EliminarBoa tarde.