terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Pessoal e intransmissível


As palavras têm uma origem própria, uma semântica. Mas no plano pessoal e mais íntimo podem também possuir uma (segunda) paternidade: daquele ou daquela a quem as ouvimos pela primeira vez - se nos lembrarmos disso. Finalmente, depois de muito gastas e mecanicamente usadas, podem ressurgir ou renascer, com novo vigor, por um acontecimento fortuito.
Por vezes, acontece que uma simples palavra ganha presença, destaque e um carácter novo, pela posição que ocupa num poema. Adquire perspectiva, mais ampla, dimensão diferente e autónoma. Distancia-se do contexto e significação com que a utilizávamos no dia a dia, anteriormente. Ganha vida.
Lembrei-me, hoje, disso ao preencher, nas palavras cruzadas, os quatro rectângulos do vocábulo lume. Aqui há 50 anos atrás, em autógrafo de Eugénio de Andrade (1923-2005), ao lê-la, essa palavra ganhou uma nitidez independente e uma força nova, imprevísivel antes, para mim. E assim continua...



Nota: Eugénio de Andrade nasceu a 19 de Janeiro de 1923, na Póvoa de Atalaia (Fundão).

6 comentários:

  1. Gosto da palavra "Lume", que, por acaso, associo logo a Eugénio de Andrade (poesia) e à minha avó (expressões que usava).
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao contrário de "fogo" a palavra "lume" parece trazer um conceito ancestral, mais amplo..:-)
      Bom dia!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Ainda bem que gostou. Foi também uma forma de lembrar a data de nascimento de E. de A..
      Bom dia!

      Eliminar
  3. Nas romãs eu amo
    o repouso no coração do lume.

    Eugénio de Andrade dizia lume sempre que podia. Eu também uso lume - principalmente quando evoco nós todos à volta da lareira.
    Não é alternativa a fogo. Fogo também é uma palavra muito bonita. Devemos usar as duas, aquecem-nos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, A. C.. Mas nem toda a gente as distingue ou usa, em diferentes circunstâncias. O exemplo que referiu é muito sugestivo e convoca-nos para uma memória inicial do fogo primitivo.

      Eliminar