segunda-feira, 6 de julho de 2015

Sobre democracia


Seria estultícia argumentar que o povo não comete erros políticos. Comete e, por vezes, até erros graves. O povo reconhece-o e paga por isso, mas comparados com os erros que têm sido cometidos por todos os tipos de autocracias, esses erros do povo acabam por ser insignificantes.

Calvin Coolidge (1872-1933).

4 comentários:

  1. Vou ter que citar a sua citação para o mundo do Facebook, porque esta é realmente uma grande verdade que resulta do exercício de demagogia que foi o referendo grego. Uma coisa não invalida a outra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois esteja à vontade, porque a máxima é verdadeira. Mas, repare, que eu não sou autocrático, gosto de dar voz ao contraditório, neste caso a um presidente americano e republicano, que sabia pensar.
      Não sei é se o feicebuque será o canal ideal, para este tipo de pensamentos. E isto, porque penso que é um mostruário mais aberto aos grunhos e aos palavrões, do que propriamento à reflexão tranquila que esta citação de Coolige merece.
      Uma boa semana!

      Eliminar
    2. Que injustiça, essa sua opinião sobre o Feissebuque... Eu não concordo, é o mesmo que ler certos livros e generalizar uma opinião sobre a literatura. Vá, abra uma página para experimentar e entre num mumdo radicalmente... radical.

      Eliminar
    3. É possivel que esteja a ser injusto...
      Mas o conúbio promíscuo do "dito" com a NSA, os laiques e não laiques, a pobreza dos comentários que vão para além dos grunhidos e o que tenho visto (quando lá chego, sem me inscrever [Irra!]) chegaram-me para uma decisão definitiva.

      Eliminar