domingo, 5 de julho de 2015

Bibliofilia 121



Abrangendo 28 sermões, seleccionados da oratória vasta do Padre António Vieira (1608-1697), distribuídos por 6 volumes de tamanho médio e agradáveis de manusear, esta edição Rolandiana foi publicada entre 1852 e 1853. A obra, com os cantos das capas de alguns livros um pouco puídas, encontra-se de interiores bem conservados, e está comigo há mais de 20 anos, comprada que foi num leilão, creio que levado a efeito por José Manuel Rodrigues (Livraria Antiquária do Calhariz).
Firmada a sua posse, em 1941, pelo Cónego José Ferreira Governo, o eclesiástico deu-lhe, pelos sinais, abundante uso. Talvez para melhor fundamentação às suas prédicas, no Asilo de Carnide. Há vários sublinhados (leves), a lápis, ao longo das páginas e alguns sermões estão marcados nos índices. É conhecida a poderosa e inteligente argumentação de Vieira, na defesa dos menos poderosos, fossem eles os índios brasileiros ou a sorte das armas ao serviço de D. João IV. Só comparável, nas sólidas passagens literárias, à estratégia premeditada de uma brilhante partida de xadrez...

4 comentários:

  1. Um destes ainda gemino porque existe em Carnide o Asilo de Velhinhas do Padre Governo. :)
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Força! É verdade, ainda lá existe, e o edifício foi comprado pelo cónego Governo a um cidadão francês.
      Bom dia!

      Eliminar
  2. No meu comentário falta uma palavra: Um dia destes ainda...

    Isso eu não sabia.
    Às vezes ia ali almoçar com um grupo ed amigos e depois dávamos umasvoltas por aquelas ruas: uma aldeia dentro de Lisboa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, é uma zona de Lisboa que eu conheço mal...

      Eliminar