quarta-feira, 7 de março de 2012

Pinacoteca Pessoal 27: Piet Mondrian (1872-1944)


Todos semelhantes, mas todos diferentes, porque um estilo próprio os caracteriza - assim começarei, ao falar de Piet Mondrian. Porque dos vários quadros da sua obra de maturidade, nenhum é igual a outro. Mondrian nasceu na Holanda, a 7 de Março de 1872, e veio a falecer em Nova Iorque, onde se fixara, no ano de 1944. No Art Book (1996), da Phaidon, encontramos uma definição sucinta da sua arte, que passo a traduzir para português:
"Uma simples grelha preta intersectada por espaços de vivas cores primárias, ousadamente dispostas na composição geométrica. Mondrian desenvolveu um estilo que baniu o espaço tri-dimensional e a linha curva. Ele queria construir as suas imagens através dos mais simples elementos - linhas rectas e cores primárias - que deslocava nas telas até que encontrasse um equilíbrio perfeito na composição. O seu objectivo era criar uma arte objectiva de disciplina, cujas leis reflectiam, de algum modo, a ordem do universo."
Em imagem, um auto-retrato do pintor holandês e um quadro de 1929, intitulado "Composição", que pertence ao acervo do Museu Guggenheim, de Nova Iorque.

Sem comentários:

Enviar um comentário