quinta-feira, 29 de março de 2012

Apontamentos da Baixa


1. Duas orquestras romani, pelo menos, e ainda mais um solista romeno, plantam-se a tocar nas várias esplanadas da Baixa, frente aos turistas estrangeiros. Os "camones" e os "bifes" hão-de pensar que são músicos portugueses, assim tostados de pele; e os temas, dos anos 50 e sul-americanos, se calhar, serão tidos como folclore musical português... É curioso que não haja orquestras portuguesas a fazer o mesmo, para ganhar uns cobres.
2. De novo, e já há dias, avariado mais um lanço das escadas do Metro (Est. Baixa-Chiado). Nem o mecenato da PT blue station (a quem eu daria o 1º prémio da estupidez saloio-criativa, pelo nome) conseguiu alterar o estado de mau serviço da empresa de transportes lisboeta. Os administradores vão ser reduzidos, com a junção Metro/Carris. Também, para o que fazem... ou nem fazem.
3. No Solar dos Presuntos, mantém-se o anúncio do "Mês da lampreia", nas suas duas modalidades mais conhecidas: à bordaleza, e arroz da dita. Este ano, decerto, vou deixar passar... Lembro-me, no entanto, de uma das melhores que comi, até hoje: Costa da Caparica, n'"O Capote", Fevereiro de 1984. Saborosíssima.

3 comentários:

  1. E quando entra na carruagem do Metro um romeno com sua "orquestra" ambulante num carrinho?! É de enlouquecer...

    ResponderEliminar
  2. Não gosto de lampreia, mas fui umas duas vezes ao Capote há muitos anos e gostei.

    ResponderEliminar
  3. Tudo isto anda muito ao deus dará...
    É um dos melhores restaurantes outrabandistas, embora carote (que até rima com "Capote")...

    ResponderEliminar