domingo, 11 de março de 2012

Civilidade (21) : Do vestir, seus usos civilizados e ornamentos



Mais uns conselhos prudentes e oitocentistas (1803) do Padre João de N. Sra. da Porta Siqueira, do seu "Escola Politica ou Tractado Practico da Civilidade Portugueza". Desta vez, sobre alguns ornamentos do vestir civilizado. Aqui vão, na sua ortografia original:
" Lenço...Não se traz na mão, nem no chapeo, nem ao pescoço, e sobre a cazaca, nem pendurado do bolso. Quando nos assoarmos, não ficaremos olhando para o que sahir no lenço. Não se offerece jámais a outrem, senão quando o pedir, ou virmos, que precisa delle, estando muito limpo. Assoando-nos á mesa, se faz com muito modo, para que não cause asco.
Gravata... Com vestido sério deve ser de fivéla, que aperte atraz, e sempre seja branca a gravata: indo a cavallo, usamos das compridas, que apertão com laçada para diante.
Meias...Usão-se ordinariamente brancas, e só de seda preta com vestidos pretos, ou tambem com calção preto, quem quer.
Bengála...Ninguem a póde trazer com castão, senão militares, e confórme as suas Graduaçõens, e Patentes, e  só estes a pódem levar á presença de El-Rei; os mais se servem de páosinhos, muletas ou bengálas similhantes; porém nunca as levarão a visitas de maior ceremonia. He grosseria ir pelas ruas brincando, ou levantando-a para o ár."
[ 2ª via de 11/3/12]

2 comentários:

  1. Hoje chamam «pé de giz» aos homens que usam meias brancas. :)

    ResponderEliminar
  2. Bem apanhada, a alcunha - que desconhecia.
    Mas também já tive o meu tempo..:-))

    ResponderEliminar