terça-feira, 20 de março de 2012

Produtos Nacionais 5 : Casa de Saima


Já em matéria de bibliofilia, os portugueses desunham-se, nos leilões, para adquirir livros antigos da temática "Portugal visto pelos estrangeiros". Ficamos em suspenso para saber o que os estrangeiros pensam de nós. Os novo-ricos portugueses pelam-se por mostrar, todos ufanos, produtos da Cartier ou da Hermès, para fazer inveja aos amigos e inimigos: é o fado português ou, melhor dizendo, o parolismo nacional. A tradicional falta de sentido crítico que nos vem acompanhando, desde há séculos. Mostra suficiente do nosso subdesenvolvimento mental, que afecta grande parte da população nativa do extremo ocidental da Europa.
Damos os olhos da cara para comprar roupas estrangeiras, calçado inglês ou italiano "pour épater le bourgeois", quando temos produtos nacionais da mais alta qualidade. Pagamos exorbitâncias parvas para ter em casa whiskies de duvidosa qualidade ou conhaques franceses que estão na moda mas, em compensação, não temos uma boa aguardente velha portuguesa para oferecer a um amigo, numa noite fria de Inverno - é uma tristeza!...
Mas, hoje, é para mim uma alegria anunciar e recomendar, sinceramente, uma aguardente velha portuguesa, excelente. É produzida pela Casa de Saima. Macia, nos seus equilibrados 40º graus, mete no bolso qualquer whisky dos melhores ou qualquer conhaque francês aureolado por várias estrelinhas. Em elegantes garrafinhas de 50cl., com bom aroma e linda cor, custa cerca de 13,00 euros. Por favor, olhem e provem os produtos nacionais! Ajudam a combater a crise e ficam melhor servidos.

4 comentários:

  1. Sempre achei que o gosto pela temática Portugal visto pelos estrangeiros tinha a ver com a baixa produção nacional sobre o assunto.
    Já que os portugueses não deixavam testemunhos, recorríamos (recorremos) aos estrangeiros, apesar das muitas inexactidões.

    ResponderEliminar
  2. Não estou nada seguro disso, MR, porque as razões me parecem as que referi. A aprovação exterior...o sermos bons alunos, presentemente. No passado recente temos boa bibliografia de Ramalho e Raul Brandão. Como não estou na minha "oficina" (amanhã é dia grande..:-))), não tenho à mão livros mais antigos, mas há também monografias regionais bem interessantes que falam do passado, como por exemplo "O Minho Pitoresco" (creio ser este o nome) e tantos outros.

    ResponderEliminar
  3. Provemos, pois!
    À falta dessa, uma engarrafada pela Casa do Douro oferecida aos sócios há cerca de trinta anos. Que boa está.
    Viva!

    ResponderEliminar
  4. Pois essa, não conheço eu..., mas tenho guardadíssima uma "Bicentenária" da Real Cia. Velha, que era de se lhe tirar o chapéu!
    Mas tente provar, meu caro acosta, esta Casa de Saima, que vale muito bem o preço.

    ResponderEliminar