sexta-feira, 23 de março de 2012

Em geminação com MR, no Prosimetron


A propósito de pesquisas "arqueológicas" que um ilustre Prosimetronista anda fazendo, pela cidade-berço, MR colocou, no Prosimetron, algumas pistas sobre o local objectivo das consultas (vide: O Tesouro dos remédios de alma- 8). Concretamente, a rica biblioteca que Martins Sarmento doou à Sociedade homónima, sita em Guimarães. Recordo, saudoso, que ainda adolescente me facultaram, na sala de leitura, e com a maior das facilidades, uma primeira edição, seiscentista, de D. Francisco Manuel de Melo, para que eu a consultasse. Foi a primeira vez que tive nas mãos um alfarrábio.
Dá-se, em imagem, neste poste, uma visão evolutiva do edifício próprio da Sociedade Martins Sarmento, com um desenho anterior do local onde foi construído, em 1905. Do lado esquerdo do desenho, pode ver-se ao fundo a torre e Igreja de S. Pedro, no Toural; e do lado direito, apenas a parte superior da torre sineira da Igreja-convento de S. Domingos.

para MR e JAD, cordialmente, e em geminação.

2 comentários:

  1. Não me lembro de ter ido à biblioteca da Sociedade Martins Sarmento. Ao museu, sim, mas há imensos anos. Espero lá voltar em maio.
    Obrigada, APS.

    ResponderEliminar
  2. Durante uns bons anos a Biblioteca da S. M. Sarmento agregou, também, a de Raul Brandão. A doação está agora noutro edifício, em frente à Câmara.

    ResponderEliminar