quarta-feira, 14 de março de 2012

A ingenuidade dos sonhos infantis


Ontem, ouvi numa entrevista, Miguel Sousa Tavares contar que, quando era pequeno, o seu primeiro desejo, e sonho, era ser padre. Confessou, logo a seguir, que gostava muito de falar e que o ouvissem. Na infância, sermonava para as irmãs, com gosto, sempre que podia. Depois, o seu sonho era, quando fosse grande, tornar-se jornalista. E esse desejo realizou-o, e bem.
Hoje, no "Le Monde" de 9/3/12, li que Herta Müller (1953), escritora romena de língua  alemã e prémio Nobel de 2009, sonhava em criança vir a ser cabeleireira, quando fosse grande. O sonho não se realizou, e ela acabou por ser escritora. Herta explicava, pragmaticamente: "Eu queria vir a ser cabeleireira. Mas era impossível. Os salões de cabeleira interessam demasiado aos serviços secretos. São locais de influência". É preciso não esquecer que Herta Müller fala da Roménia do tempo de Ceausescu. Só em 1988 é que se fixou na Alemanha.

4 comentários:

  1. Nunca me deu nem para freira, nem para cabeleireira. :-)

    ResponderEliminar
  2. Eu era mais para professor de História, mas fiquei pelo caminho...

    ResponderEliminar
  3. Considerar Miguel Sousa Tavares jornalista talvez seja um exagero.
    Apesar de tudo, os jornalistas têm um código deontológico e deveres regulados por lei.
    Exagerei?

    ResponderEliminar
  4. Não creio que tenha exagerado, acosta, porque a opinião é livre - por enquanto. Dou de barato que é um opinativo (para não dizer jornalista), no mínimo, polémico. Mas pensa por ele, o que é uma virtude neste país. Muitas vezes, concordo com alguns dos seus pontos de vista. E eu, que até nem sou grande adepto do desporto-rei, tenho que lembrar-lhe, a benefício de inventário, que (creio) ambos comungam da mesma "religião": FCP..:-))

    ResponderEliminar