quarta-feira, 6 de abril de 2011

Pinacoteca Pessoal 9 : Albrecht Dürer



Sendo, como é, um dos meus pintores favoritos da Renascença, torna-se difícil escolher, da sua vasta obra, a preferida. Optei pelo belíssimo "Auto-retrato com flor de cardo" de 1493 (tinha ele 23 anos, apenas), que tem a inscrição «My sach di gat / Als oben schtat» (As coisas acontecem-me / Como foi fixado lá no alto). Albrecht Dürer nasceu a 21 de Maio de 1471, em Nuremberga, e na mesma cidade veio a morrer, a 6 de Abril de 1528. É considerado, pelas suas singulares aguarelas, um dos primeiros pintores paisagistas europeus. A aguarela reproduzida, que se encontra no Louvre, intitula-se "Moínhos nas margens do Pegnitz", e data de 1498.

4 comentários:

  1. Dürer tem belos auto-retratos. Nunca os coloquei porque tenho estado à espera que um prosimetronista amante de Dürer o faça.
    Acho que não conhecia a agurela que é igualmente linda.

    ResponderEliminar
  2. Hoje está muito difícil colocar comentários no Arpose.

    ResponderEliminar
  3. As minhas desculpas, MR, mas deve ser do malandro do Google...

    ResponderEliminar
  4. Também sou uma grande admiradora de Dürer. Quem não é?

    ResponderEliminar