sábado, 9 de abril de 2011

Pequenas histórias da História


1. Filipe III, ao receber o duque de Bragança, D. Teodósio, pai de D. João IV, disse-lhe que pedisse alguma coisa. Ao que o duque respondeu: " - Os avós de V. Magestade e os meus deram tanto à minha casa que a desobrigaram de pedir."

2. Um castelhano, que foi negociar para Goa, perguntou que tipo de homem era Afonso de Albuquerque. Logo um soldado português o informou: " - Quem é?! É um homem que vos saberá comprar, mas que não vos sabe vender."

5 comentários:

  1. Também acho. Com o trinómio: pedir, dar, comprar e vender - que me parecem muito actuais.

    ResponderEliminar
  2. Errata:
    Substituir "trinómio" por quadrinómio.

    ResponderEliminar
  3. Muito actual! Atrevo-me, até, a sugerir o nome para uma rubrica: «a vingança dos Filipes»...

    ResponderEliminar
  4. É uma alternativa excelente, c.a..

    ResponderEliminar