domingo, 10 de abril de 2011

Linhagens 1

Aceitamos a sugestão de APS relativamente ao título da presente rúbrica. Também é dele a convicção de que existe algo no "genes" que, de uma forma ou outra, se reencontra e se prolonga nos vindouros. Aduzo, ainda, a este propósito, uma máxima de uma prima belga que reza assim: "Das macieiras não nascem peras".

No entanto, as Linhagens serão, para mim, pequenas incursões no passado que deixaram uma memória viva - tanto mental como material.


Compositores e Tipógrafos

Apresentamos, em primeiro lugar, um mostruário de tipos que, nos próximos contributos para o Arpose, servirá de base a outras lembranças de uma tipografia, cujo espaço, bem como todos os objectos, e o próprio cheiro das tintas se gravaram na memória.


A um desses cavaletes pertencia a caixa que, actualmente desviada da sua função principal, recolhe ainda alguns artefactos: tipo, vinhetas, material branco, etc.


Para bom entendedor, trata-se, obviamente, de uma caixa alemã, cuja disposição de caixotins corresponde à estrutura da língua que servia de base à composição de textos.


Post de HMJ


Para H.N. com agradecimento por mais um mostruário de tipos a engrossar a nossa colecção.

3 comentários:

  1. Que maravilha! Tenho absoluto fascínio por este tipo de caixas, com muitas divisões/gavetas, vá lá saber-se porquê...

    ResponderEliminar
  2. Esta rubrica promete. Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Para c.a. e MR:
    agradeço os comentários. Espero ir ao encontro das leitoras. Aliás, já fiz uma lista de assuntos.

    ResponderEliminar