quinta-feira, 6 de junho de 2019

Da natureza


Cruzou-se comigo há pouco a palavra toupeira, que o bicho, em si, há dezenas de anos que não vejo nenhum. E teria que regressar aos quintais de infância, para das toupeiras me lembrar. Mas eram uns pequenos animais felpudos que sempre me pareceram gentis pela sua discrição.
Subterrâneos habitantes da natureza, parece que são nocivos às auto-estradas e às sementeiras, por isso, destestados pelos lavradores. Para além destes, têm como inimigos figadais os milhafres, as corujas e as raposas. Talvez por isso, as toupeiras são espécie protegida na Áustria e Alemanha.
A sua prática cegueira não evitou, no entanto, que o seu nome seja dado, por alcunha, ao espião traidor e infiltrado em serviços de espionagem. O que não abona o conceito que da toupeira têm governos, instituições e as classes cultas da sociedade.
A favor do bicho, louve-se a sua contribuição para a renovação das terras, evitando a erosão dos terrenos e as inundações. Têm vida breve: cerca de 4 anos. Diariamente, escavam cerca de 20 metros de túneis subterrâneos, em busca de minhocas, sua alimentação preferida. Além disso, gastam pouco oxigénio. Sendo assim amigas do ambiente.
Felizmente, ainda não entraram na política...

6 comentários:

  1. Já gostava de toupeiras e agora até fiquei a simpatizar mais com elas. Bom dia!

    ResponderEliminar
  2. Pela foto...é feiita. Não me lembrava dela ser assim.Mas ao mesmo tempo é um animal curioso, estranho... Para os agricultores realmente são uma arrelia. O meu irmão já se tem queixado de ter uma ou outra na horta, que lhe estraga algumas coisas.

    Boa noite:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Admito que não sejam bem-vindas para os agricultores, muito embora tenham uma função útil na revivificação dos terrenos.
      Um bom Domingo.

      Eliminar