quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Uma fotografia, de vez em quando (68)


A cultura e as circunstâncias formam o indivíduo, sendo um acrescento à sua condição biológica e genética. O exercício da vida e da arte de um ser humano reflectem também uma geografia e uma história. Se o soneto é uma criação da Europa, mais concretamente da Itália, também o haikai, na sua concisão poética, tem origem no Japão. Têm ambos a sua circunstância própria.
O fotógrafo japonês Toshio Fukada nasceu em Tóquio, no ano de 1928. Muito jovem, em 1945, fixou em foto o desenvolvimento aéreo da explosão da bomba atómica, provavelmente em Hiroshima, cerca de 20 minutos depois da deflagração. Chamou-lhe : nuvem cogumelo. Foi a sua circunstância.

2 comentários:

  1. Esta fotografia mexe muito comigo (acho-a excelente pelo poder da sua simplicidade). Fico sempre incomodada, o que é bom, para não nos esquecermos que uma bomba atómica é uma coisa terrível.
    Bom dia! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As coisas simples, quando inspiradas, como a Sandra refere, de algum modo, acabam por ter uma força e um peso maiores do que as sofisticadas e "arranjadinhas"...
      Bom dia!..:-)

      Eliminar