quarta-feira, 9 de setembro de 2015

O estado do Blogue


Dia em que Jean-Claude Juncker fará o seu discurso sobre o estado da União Europeia (que não é famoso...), em que logo à noite haverá o debate televisivo entre os dois candidatos a primeiro-ministro de Portugal; em que se vai reiniciando o ano activo e escolar, para muitos, e, a pouco mais de dois meses do Arpose completar 6 anos, talvez seja a altura de fazer um tentame de balanço.
Números, já que andamos na Idade da Economia: 7.872 postes (com este) e um pouco mais acima de 270.000 visitas. Algum cansaço, pouca inspiração e a noção concreta e real de que aquilo que tinha para dizer, em grande parte, já o disse. É evidente que todos os dias há notícias e factos novos, e que alguns deles merecem uma apreciação subjectiva e pessoal, porque nos importam ou estimulam. Nem diário, nem almanaque (embora não muito divergente), fragmentário sempre, o que será um blogue, senão o espelho polifacetado de quem o faz? Variam apenas na forma ostensiva de exposição ou na sua discrição levemente desvelada; na sua intensidade maior ou na leveza banal da superfície.
Às vezes, penso que já todos os países do mundo cá vieram (Presunção e água benta, cada um toma a que quer...), até que me aparecem, como recentemente aconteceu, visitantes da ilha de Reunião, das Antilhas holandesas ou do Cazaquistão, e eu me conscencializo de que há mais mundos, como dizia José Régio... Depois, há interrogações que não têm resposta, nem lógica, como por exemplo: saber porque é que vêm tantos visitantes, de França (!), sugar ao Arpose uma imagem de um quadro do pintor francês Nicolas Poussin? De forma vaga, poderia dizer que são os resultados da globalização... ou a pobreza bibliográfica e iconográfica das bibliotecas de muitos cibernautas.
E, já que há muito não falo das search words chegadas ao Arpose, para acabar com uma nota de humor (ou da iliteracia e ignorância), aqui vai uma, que chegou ontem, vinda de França, num português muito mascavado. Assim: "carri chas da caicha a berta a venda em portugal" (sic). E o Google, naquela sua sapiência de máquina parva algorítmica e marcana, indicou, ao cibernauta desleixado, o poste "Cromos 10 : Artistas de Cinema" (de 17/1/2011). Percebem? Eu, não.
Uma boa tarde, para todos os que visitem o Arpose!

8 comentários:

  1. Ah!Ah!Ah!


    Em seis anos, são números bem significativos!

    Eu acho que há sempre coisas para dizer, e espero que continue a dizê-las.
    Gosto sempre de aqui vir e aprender.

    Boa noite:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A fluência já é quase só um fiozinho de água, no fundo do poço..:-)
      Obrigado.
      Bom dia!

      Eliminar
  2. Eu também gosto de aqui vir, diariamente.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela sua constância amiga e estimulante, para mim.
      Bom dia!

      Eliminar