sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Mecenatos


Eu creio que, a nível europeu, a Inglaterra e a França têm da ideia e concretização do mecenato, uma opinião ampla, saudável e útil, muito diferente do seu uso, ou pouco uso, em Portugal.
Terá sido posto à venda Le Bréviaire Royal de Saint-Louis de Poissy, manuscrito do século XIV, classificado como Tesouro Nacional francês. A obra foi uma encomenda de Filipe, o Belo, a Richard de Verdun, em memória do seu avô, o rei S. Louis. Com 600 páginas iluminadas, a obra é uma preciosidade única.
Pois a Biblioteca Nacional de França lançou uma campanha de subscrição pública e está esperançada em que, através de particulares e mecenatos, conseguirá reunir os fundos necessários para adquirir o valioso manuscrito.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Escrevi um outro comentário que não ficou. :( Vou tentar repeti-lo.

    A BnF tem feito várias campanhas para a compra de património e tem conseguido comprar as diversas obras.
    Por cá, não se tenta sequer, talvez porque as pessoas não estão alertadas para o efeito e por termos uma lei do mecenato que é uma porcaria.
    Mas eu acho que devíamos ter tentado comprar alguma coisa dessas que às vezes vão a leilão e para as quais a BNP não tem dinheiro. Tentava-se uma, duas vezes, até para sensibilizar e educar as pessoas. Depois não se queixem...

    Não esqueçamos as declarações indecorosas do atual SEC sobre s Miró e o Crivelli.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que os "poderes" não ajudam, antes pelo contrário, dada a sua boçalidade cultural, mas sendo os portugueses tão prontos e generosos, em questões de solidariedade, acho que se devia tentar associá-los, com mais frequência, sempre que o interesse nacional está em jogo. Não se perderia nada, talvez até se ganhasse...

      Eliminar
  3. Os poderes já ajudaram, já se empenharam em certas compras. Agora é uma lástima.
    Concordo consigo, não se perde nada em tentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oxalá haja novas perspectivas, a partir de Outubro..:-)

      Eliminar