segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Filatelia CVII


O que é Portugal é bom, filatelicamente. De longa data que os selos portugueses têm fama, mesmo no estrangeiro, como, até grande parte do século XX, os nossos Correios eram considerados dos mais eficientes do mundo. Lembro-me de deitar cartas, ao fim da tarde, em Coimbra, no início dos anos 60, sabendo de antemão que, em Guimarães, as iam receber, de certeza, na manhã do dia seguinte. Nunca falhou.
Se os selos portugueses, actualmente, mantêm um grafismo de excelente qualidade estética, como sempre (a imagem é elucidativa), outro tanto não se pode dizer do serviço dos CTT. Antes pelo contrário: é péssimo. Já nos tem acontecido termos mandado, no mesmo dia, 2 cartas, de Lisboa, uma para o Porto e outra para Coblença, e a segunda ter chegado primeiro à Alemanha. Creio que está tudo dito...

2 comentários:

  1. Os CTT estão uma lástima. Queixam-se que as pessoas escrevem pouco... Mas eu já coloquei no Prosimetron o que aconteceu com dois postais colocados no Algarve no mesmo marco à mesma hora e chegaram com uma diferença de 15 ou mais dias. O mesmo se passou de Lisboa para Çisboa terem chegado com uma diferença enorme de dias e sempre atrasadíssimos.
    No tempo em que fala, havia três distribuições, em Lisboa: das de manha~e uma à tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquilo lá por trás, daqueles bazares ou albergues espanhóis que parecem as estações de CTT, hoje, deve ser de uma desorganização total, reflectida na distribuição diária. Muita cosmética e design a puxar ao modernaço, por fora, com uma prática e serviço abaixo de cão... A inovação é só para inglês ver.

      Eliminar