segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Ex situ


Se, este ano, o zilreio contínuo dos estorninhos, ao fim da tarde, se me foi tornando habitual, na sua soada buliçosa, o mesmo não poderei dizer do bando de aves corpulentas que, ontem, domingo, por aqui estadiou, por cerca de meia hora.
Também nunca os tinha visto, em tão grande número, por estas bandas, nem mesmo por Portugal; em quantidade semelhante, só pelos campos da Germânia, na altura em que os tractores lavram a terra, os vira eu. Sobranceiros e altos, apareceram 2 ou 3 em az, primeiro, como exploradores, vindos de Noroeste; foram chegando mais até completarem um grupo de onze corvos. Empoleiraram-se nos pontos mais altos - antenas de tv - e, de lá, iam crocitando, de vez em quando. Pombas e pardais fugiram logo, até que os corvídeos, por volta das 17h30, seguiram para Oeste.
Com estes novos visitantes aéreos, quase apetece dizer que a ornitologia regional está a mudar de figurantes. Mas não deixei de me perguntar o que teria feito vir os corvos para estas bandas, pela primeira vez, pelo menos, em 30 anos...

6 comentários:

  1. Que engraçado. Realmente é pouco habitual. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu diria mesmo que foi insólito, Margarida.
      Uma boa semana, para si!..:-)

      Eliminar
  2. A fotografia está o máximo!

    Boa noite:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um bom trabalho de HMJ..:-)
      Que as minhas ficaram francamente mal.
      Boa noite!

      Eliminar