quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Do tempo que fez


Já se tinha retirado a mesa amovível, da varanda a leste, e se arrumara, na despensa, a cadeira de lona azul, quando Setembro, hoje, nos decidiu brindar, inesperadamente, com uma tarde amena e quase quente de Verão serôdio, que uma levíssima aragem não chega a perturbar. Há que repô-las, a mesa e a cadeira, por agora.
Os limoeiros, a oliveira, os tomateiros e os pimentos (bebés, ainda) têm de ser regados porque, a meio do dia, já a terra dos vasos está seca e gretada.
Só as andorinhas é que já não se vêem pelo ar. Deviam estar desesperançadas de todo e rumaram para Sul. Sob o ar tépido da tarde, eram 16h32, acabo a leitura da última página de La Mort d'Auguste, de Simenon:

"Antoine regarde les deux visages en face de lui.
Ils étaient aussi vides que le sien."

4 comentários:

  1. Com uma oliveira, limoeiros e tanta plantinha, deve ser uma bela varanda:)
    Há que aproveitar os dias ainda com bom tempo!
    Boa noite:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São 2 as varandas, uma a Leste, outra virada a Sul: daí a profusão de arbustos-arvorezinhas..:-)
      Boa noite!

      Eliminar
  2. Desconfio que os ares outrabandistas da varanda (virada a nascente? virada a sul?) devem ser melhores para os pimentos do que os ares lisboetas da minha marquise (aberta) virada a nascente. Só tenho folhas... :)
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As orientações em relação ao Sol, parecem ser importantes. Os pimentos foram trans feridos da varanda a Leste, para a virada a Sul. Há várias flores e 3 ou 4 pimentos, mas ainda pequeníssimos...
      Bom dia!

      Eliminar