terça-feira, 2 de setembro de 2014

Apontamento 52: CTT - atrasos, incompetências e abusos



1 – Dos atrasos na entrega de correspondência nacional ficamos esclarecidos com os exemplos que MR publicou, ultimamente, no Prosimetron.

2 –Relativamente a incompetências dos serviços de correio no espaço europeu, designadamente no eixo Alemanha/Portugal e vice-versa, ficamos sempre sem saber a quem atribuir a origem – ou responsabilidade – dos muitos “rabos de palha” que se vão somando ao longo dos anos.
Eis alguns exemplos:
            a) um livro da colecção Bibliothèque de la Pléiade, de valor considerável, perdeu-se não se sabe onde nem a favor de quem, até hoje;
            b) uma caneta de tinta permanente evaporou-se, algures, até hoje;
            c) encomendas violadas, com conteúdos saqueados, estragados ou entregues fora do prazo normal, i.e., não aproveitáveis.
Contudo, o último envio – uma devolução sem custo para o remetente – parece ser de “almanaque” (!).
Expliquemos, então, o processo:
            a) a DHL.de disponibiliza, electronicamente, um formulário de devolução, endossado aos serviços dos CTTExpresso, e que permite entregar o objecto,  em qualquer estação dos CTT nacionais, sem custo para o remetente, convencendo-se o cliente de que a encomenda será encaminhada para o destinatário, na Alemanha, claro !
            b) passado uns dias, o incauto cliente, através da “pesquisa de objectos” conclui que a sua encomenda “paira” por céus nacionais, aliás perto da sua morada de REMETENTE (!);
            c) envia e-mails com pedido de esclarecimento – ou de reclamação – e telefona para o número de apoio;
            d) durante o contacto telefónico instala-se a dúvida final: o funcionário “baralha” remetente com destinatário. Por mim, está explicado, portanto, o caso de o objecto está a ser encaminhado para o remetente, nacional, em vez de seguir caminho para a Alemanha.
Contudo, o incidente, fez-me lembrar o trabalho docente “inglório”, quando se tinham de ensinar, a uns meninos “toscos” e sobretudo “madraços”, as regras para escrever umas cartas. Normalmente, depois de escrever um texto em “forma de assim”, colocava-se o problema de eles perceberem a diferença entre REMETENTE e DESTINATÁRIO.  Com o caso exposto acima, apercebi-me, então, que os “meus meninos” já tinham ocupado, finalmente, lugares de atendimento e responsabilidade nos CTTExpresso.

3 – Abusos
Como todos sabemos, os “portais” electrónicos das empresas disponibilizam muita informação inútil, excepto um endereço claro, rápido e acessível para pedir esclarecimentos ou para apresentar reclamações.
Mesmo assim, lá consegui. Preenchi vários formulários – tipo “chapa zero” – sem resposta durante vários dias e até hoje.
No entanto, a última reclamação teve uma vertente completamente abusiva.
Em vez de responder às diferentes mensagens enviadas electronicamente, os CTT aproveitaram o meu endereço electrónico para me aliciar com o seu serviço: “CTT-Crédito pessoal” !

Ainda poderemos falar de um qualquer serviço com um nome semelhante a PROTECÇÃO DE DADOS ?


Até agora desconheço o paradeiro do meu “objecto”, enviado a 27.8.2014, mas, a 2.9.2014, fiquei a saber que tenho acesso a um crédito pessoal dos CTT !

Post de HMJ

2 comentários:

  1. Do estrangeiro tive um livro de valor muito considerável que não chegou enviado pela Amazon, mas esta devolveu-me o dinheiro. Foi o único problema que tive com livros vindos da Amazon, de que sou grande cliente.
    Para o Brasil, enviei uma encomenda que não chegou, mas penso que o problema é do correio brasileiro que tem má fama.
    Há uns dois meses apresentei uma queixa, por escrito, contra os CTT Expresso. Enviaram-me uma encomenda de que não recebi aviso para ir levantar. Responderam-me, por email,que o funcionário lhes tinha dito que tinha metido o aviso na minha caixa de correio. Voltei a reclamar, por email, e não recebi qualquer resposta. CTT Expresso é serviço que nunca usarei, a não ser que não possa ser de outro modo.
    E essa encomenda foi novamente reenviada por uma transportadora, que foi eficientíssima.
    Estes serviços públicos que têm sido privatizados estão uma lástima. Dois amigos meus tiveram recentemente problemas com a EDP.

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    1. Para MR:
      mais uma vez, tem que ser escrito de novo. O Google também anda tolo.
      Por enquanto, aguardo "serenamente", antes de pedir o Livro de Reclamações.

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