1
– Dos atrasos na entrega de correspondência nacional ficamos esclarecidos com
os exemplos que MR publicou, ultimamente, no Prosimetron.
2
–Relativamente a incompetências dos serviços de correio no espaço europeu,
designadamente no eixo Alemanha/Portugal e vice-versa, ficamos sempre sem saber
a quem atribuir a origem – ou responsabilidade – dos muitos “rabos de palha”
que se vão somando ao longo dos anos.
Eis
alguns exemplos:
a) um livro da colecção Bibliothèque
de la Pléiade, de valor considerável, perdeu-se não se sabe onde nem a favor de
quem, até hoje;
b) uma caneta de tinta permanente
evaporou-se, algures, até hoje;
c) encomendas violadas, com conteúdos
saqueados, estragados ou entregues fora do prazo normal, i.e., não aproveitáveis.
Contudo,
o último envio – uma devolução sem custo para o remetente – parece ser de
“almanaque” (!).
Expliquemos,
então, o processo:
a) a DHL.de disponibiliza, electronicamente,
um formulário de devolução, endossado aos serviços dos CTTExpresso, e que
permite entregar o objecto, em qualquer
estação dos CTT nacionais, sem custo para o remetente, convencendo-se o cliente
de que a encomenda será encaminhada para o destinatário, na Alemanha, claro !
b) passado uns dias, o incauto
cliente, através da “pesquisa de objectos” conclui que a sua encomenda “paira”
por céus nacionais, aliás perto da sua morada de REMETENTE (!);
c) envia e-mails com pedido de
esclarecimento – ou de reclamação – e telefona para o número de apoio;
d) durante o contacto telefónico
instala-se a dúvida final: o funcionário “baralha” remetente com destinatário.
Por mim, está explicado, portanto, o caso de o objecto está a ser encaminhado
para o remetente, nacional, em vez de seguir caminho para a Alemanha.
Contudo,
o incidente, fez-me lembrar o trabalho docente “inglório”, quando se tinham de
ensinar, a uns meninos “toscos” e sobretudo “madraços”, as regras para escrever
umas cartas. Normalmente, depois de escrever um texto em “forma de assim”,
colocava-se o problema de eles perceberem a diferença entre REMETENTE e
DESTINATÁRIO. Com o caso exposto acima,
apercebi-me, então, que os “meus meninos” já tinham ocupado, finalmente,
lugares de atendimento e responsabilidade nos CTTExpresso.
3
– Abusos
Como
todos sabemos, os “portais” electrónicos das empresas disponibilizam muita
informação inútil, excepto um endereço claro, rápido e acessível para pedir
esclarecimentos ou para apresentar reclamações.
Mesmo
assim, lá consegui. Preenchi vários formulários – tipo “chapa zero” – sem
resposta durante vários dias e até hoje.
No
entanto, a última reclamação teve uma vertente completamente abusiva.
Em
vez de responder às diferentes mensagens enviadas electronicamente, os CTT
aproveitaram o meu endereço electrónico para me aliciar com o seu serviço:
“CTT-Crédito pessoal” !
Ainda
poderemos falar de um qualquer serviço com um nome semelhante a PROTECÇÃO DE
DADOS ?
Até
agora desconheço o paradeiro do meu “objecto”, enviado a 27.8.2014, mas, a
2.9.2014, fiquei a saber que tenho acesso a um crédito pessoal dos CTT !
Post de HMJ
Do estrangeiro tive um livro de valor muito considerável que não chegou enviado pela Amazon, mas esta devolveu-me o dinheiro. Foi o único problema que tive com livros vindos da Amazon, de que sou grande cliente.
ResponderEliminarPara o Brasil, enviei uma encomenda que não chegou, mas penso que o problema é do correio brasileiro que tem má fama.
Há uns dois meses apresentei uma queixa, por escrito, contra os CTT Expresso. Enviaram-me uma encomenda de que não recebi aviso para ir levantar. Responderam-me, por email,que o funcionário lhes tinha dito que tinha metido o aviso na minha caixa de correio. Voltei a reclamar, por email, e não recebi qualquer resposta. CTT Expresso é serviço que nunca usarei, a não ser que não possa ser de outro modo.
E essa encomenda foi novamente reenviada por uma transportadora, que foi eficientíssima.
Estes serviços públicos que têm sido privatizados estão uma lástima. Dois amigos meus tiveram recentemente problemas com a EDP.
Para MR:
Eliminarmais uma vez, tem que ser escrito de novo. O Google também anda tolo.
Por enquanto, aguardo "serenamente", antes de pedir o Livro de Reclamações.