sábado, 28 de abril de 2012

Um roteiro sucinto lisboeta



Não será completo este itinerário. E, nalguns casos, estará um pouco desactualizado, mas é sempre útil. Pessoalmente, eu acrescentaria, para livros usados em geral, que não raros, a livraria "Barateira", na Rua Nova da Trindade; e ainda a Livraria "Antiquária do Calhariz", no Largo homónimo, a "Olissipo", no Largo Trindade Coelho. E, finalmente, a Livraria Campos Trindade, na Rua do Alecrim, nº 44.
Entretanto, a "Artes & Letras" já não tem a dirigi-la o simpático Luís Gomes. E a "Histórica e Ultramarina", pouco depois da morte do Sr. José da Costa e Silva [ Almarjão ] (3/1/1920 - 7/11/2008), fechou - estas as actualizações de um percurso lisboeta, para quem goste de livros.

4 comentários:

  1. Acrescentaria a livraria que fica ao lado da Biblioteca Nacional.

    ResponderEliminar
  2. Boa lembrança, Margarida. De qualquer forma, não fui exaustivo...

    ResponderEliminar
  3. A Livraria Lácio. Mas este Roteiro parece-me que vai só do Chiado ao Rato.
    Engraçado. Talvez estivesse na hora de fazerem um actualizado.
    A Histórica e Ultramarina está agora, muito adulterada, na Rua de S. Bento.

    ResponderEliminar
  4. A actualização, MR, não seria má ideia. Quanto à "Histórica...", na rua de S. Bento, nunca lá fui. Mas nada deve ter sobrado do aristocratismo lhano e afável do Sr. Almarjão e do suportável conservadorismo popular e bem disposto do sr. Beckmeier, que se respirava agradavelmente na Travessa da Queimada. Para além dos milhares de volumes abertos à nossa descoberta e da sabedoria bibliográfica enorme dos 2 Senhores...

    ResponderEliminar