segunda-feira, 23 de abril de 2012

Na Cordoaria


No Jardim da Cordoaria, a estátua aperreada do antigo bispo do Porto (Ferreira Gomes) rivaliza com o Sá Carneiro degolado, na Praça do Areeiro, em Lisboa. Ao primeiro faltam-lhe pernas, ao segundo, corpo. Mas há pequenos grupos escultóricos ( de Juan Muñoz), pela área do Jardim, minimalistas e bem humorados, que nos reconciliam com a escultura moderna - valha-nos isso.
Sentado num banco do Jardim, um Sem-abrigo corado, aparentemente saudável e de gabinardo, empina a botelha de tinto por entre vorazes nacos de comida, que tira de dois sacos de plástico. Pára, de vez em quando, para dialogar (alto e bom som) com uma gaivota jovem, em frente, a cerca de três metros, que o espia atentamente. O homem gesticula e parece convidar a ave para partilhar a refeição.
É, então, que a gaivota abre o bico, aproxima-se e lança um pio longo, mas não agressivo, parecendo aceitar. E eu me lembro do final de "Casablanca", pensando que aquele diálogo pode ser o "começo de uma bela amizade" entre o Sem-abrigo e a gaivota.

2 comentários:

  1. Gostei deste conjunto quando o vi.
    O Bispo do Porto parece um anão cego.

    ResponderEliminar
  2. São muito giros, os conjuntos, na verdade.
    E a sua caracterização da estátua do Bispo, perfeito. Não percebo como aceitaram esta monstruosidade "artística"...

    ResponderEliminar