sexta-feira, 27 de abril de 2012

Um livro precioso


Deu-me grande satisfação, hoje, saber que a Fortaleza da Torre Velha, onde Francisco Manuel de Melo esteve preso, próximo de Almada, foi classificada como Monumento Nacional. É uma construção única da arquitectura militar portuguesa, projectada no tempo e sob a traça avisada de D. João II (já aqui falei, no Blogue, desta Torre singular). A última vez que lá estive, fiquei consternado, porque a decadência era muita. Pode ser que, agora, sendo Património reconhecido e nacional lhe restituam a dignidade perdida. Porque, nem sempre, os portugueses sabem estimar e conservar os bens preciosos que nos vieram dum passado que, em muitos aspectos, foi rico e grandioso.
Por outro lado, e quase em simultâneo, tive conhecimento, através do TLS, que a British Library, com o contributo de vários mecenas, conseguiu adquirir por cerca de 9 milhões de libras (à volta de 11 milhões de euros) o famoso e único Cuthbert Gospel of St. John. É um livro de mão ( ou de bolso: 13,2 por 9,2 cm.) manuscrito do sec. VII e pertencia ao Stonyhurst College, instituição dos Jesuítas, no Lancashire. O manuscrito encontra-se intacto e com a encadernação da época. Terá sido colocado, em 687, no túmulo de S. Cuthbert, daí foi retirado em 1104, e bastantes anos depois foi entregue aos Jesuitas ingleses. O preço vultuoso da venda coloca este este livro manuscrito como o 2º mais caro, desde sempre.
Acrescente-se que, após a compra, a 17 de Abril de 2012, a British Library o vai mandar digitalizar. O que é uma óptima notícia para os estudiosos e bibliófilos interessados.

4 comentários:

  1. Também fui há uns anos à Fortaleza e...
    Boas notícias.
    Essa preciosidade que a BL comprou é um mimo. :)

    ResponderEliminar
  2. Parece que o exemplar, intacto como está, é o mais antigo da Europa (conhecido...).

    ResponderEliminar
  3. O livro é uma maravilha!
    Boa noite:)

    ResponderEliminar