sexta-feira, 20 de abril de 2012

Guimarães/ Cultura 2012/ Sugestões


Apesar da diminuição e decadência vimaranense no que diz respeito ao dinamismo industrial antigo (anos 50, 60), muitas das antigas fábricas foram adaptadas a equipamentos culturais com soluções inteligentes e esteticamente bem conseguidas. Assim, aqui vão sugestões de visitas (com suporte gastronómico de apoio) para um dia, em Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012:
1. a) deslocação a Covas (a 2 ou 3 Km. de Guimarães) às antigas instalações da fábrica têxtil Asa, transformadas em locais amplos de exposição. Até 20 de Maio, pode ver-se uma magnífica mostra da actividade de Nuno Portas, bem como uma perspectiva do que foi a arquitectura portuguesa na segunda metade do séc. XX. Saíndo, à direita, pode almoçar-se no Restaurante Sequeira. Bastante modesto, mas com cozinha tradicional, bem apaladada e honesta. E barato: prato do dia e vinho da casa, pode-se comer por cerca de 10,00 euros. Atendimento despretencioso e popular. A manhã pode ser, assim, bem aproveitada.
1. b) de tarde, visita ao Museu Alberto Sampaio e Largo da Oliveira. Descer ao Campo da Feira, que tem ao fundo a Igreja dos Santos Passos. Na antiga Fábrica de curtumes de António Martins Ribeiro da Silva, muito próxima da Igreja referida, ver uma exposição de design. O edifício fabril foi muito bem aproveitado. Finda a visita, revigorar forças, no Restaurante etc., com ementa variada e bem confecionada. Doses avantajadas, razoável carta de vinhos. Cerca de 15,00 euros, por pessoa. Comemos, lá, um rodovalho belíssimo, muito bem grelhado. Cuidado com as sobremesas, são enormes...

2 comentários:

  1. Vou imprimir este post. Espero aí ir em meados de maio.
    A expo sobre o Nuno Portas já estava na agenda.

    ResponderEliminar
  2. Faço votos, MR, para que, do percurso, visitas e viandas, tire um proveito igual ao nosso..:-)

    ResponderEliminar