sexta-feira, 27 de abril de 2012

Da janela do aposento 8: Cultura e Pátria



Os meus leitores atentos compreendem, certamente, que uma vivência entre dois espaços geográficos diferentes enriquece, sobretudo, o próprio indivíduo, embora a figura do “forasteiro” levante suspeitas, ridículas, a determinadas alminhas de menoridade que, infelizmente, tive que enfrentar com alguma frequência no passado.
Seria, porventura, pedir muito a determinadas pessoas que entendessem uma diferença de escala entre Cultura e Pátria. A Humanidade, como raiz da cultura europeia, manifesta-se, com variantes, a um nível inferior da Pátria, i.e., nos diversos espaços geográficos que constituem a Europa.
Com efeito, a confusão conceptual, ou a ignorância cultural e histórica – velada ou verdadeira – cerca-nos diariamente. Perante os discursos confrangedores ou sobranceiros, de “altas figuras do estado”, rebaixando o Sul perante determinada prepotência do Centro da Europa, as instituições de cultura definham, o ensino anula-se e os meios de comunicação alinham-se.
Não é por acaso que, ainda, me faça eco de algumas notícias, publicadas no jornal alemão DIE ZEIT, pelo esforço de manter uma informação plural sobre a riqueza cultural e histórica dos diversos espaços geográficos europeus. Assim sendo, e com algumas ingenuidades próprias do “olhar de pássaro”, recomendo um artigo sobre Lisboa: http://www.zeit.de/reisen/2012-04/lissabon-im-netz com várias ligações a páginas virtuais que, certamente, permitam uma visão diferente sobre a capital portuguesa pela positiva.

Post de HMJ

Sem comentários:

Enviar um comentário