quarta-feira, 25 de abril de 2012

Uma louvável iniciativa (8)



Numa breve estadia, no Porto, para matar saudades humanas, geográficas e artísticas, tive ocasião de me aperceber que, nalgumas zonas tripeiras, a degradação das casas e edifícios é, provavelmente, muito superior à de Lisboa.
Não terão, no entanto, os portuenses razões para se queixar por falta de apoios e materiais (mas talvez por falta de dinheiro) para reconstruir, requalificar e restaurar as suas casas velhas. Numa louvável iniciativa, a Câmara Municipal do Porto criou, em 2010, o "Banco de Materiais", na Praça Carlos Alberto, e sediado no antigo palacete dos condes de Balsemão.
Aí, o munícipe poderá adquirir azulejos (até do séc. XVIII), telhas, batentes de porta antigos, ferros forjados e muitos outros elementos decorativos para restaurar as suas velhas casas decadentes, com materiais da época. E gratuitamente, desde que comprovem as obras a fazer.
Todos estes materiais foram recolhidos e recuperados de casas já demolidas. Todo o material está exemplarmente classificado e organizado "ao milímetro". E dá gosto vê-lo, sobretudo os azulejos, muitos deles de grande beleza.

2 comentários:

  1. A CML devia imitar.
    Conheço alguém a quem roubaram uns batentes de porta antigos que talvez tivesse sorte. :)

    Quando fui ao Porto, em dezembro passado, impressionou-me o ar triste e descuidado da cidade.

    ResponderEliminar
  2. Em Lisboa existia também um velho armazém-barracão da CML, lá para Av. E. U. da América. Só que, MR, muito desarrumado, desorganizado e...pagava-se...
    Concordo consigo sobre o ar desleixado de algumas ruas do Porto.

    ResponderEliminar