domingo, 22 de abril de 2012

O preço dos ratos


Há muito que, felizmente, as agências de ratos (rating agencies) não falam de Portugal e, por isso, aqui no Blogue também não se fala delas. Os ratos provavelmente ocupam-se, agora, doutros nacos mais substanciais e apetitosos. Mas, entretanto, vim a saber que, através das suas pulgas, os ratos são perigosos transmissores de várias epidemias, nomeadamente e em tempos antigos, da peste bubónica. E também vim a saber o valor que tinha, no final do séc. XIX, um rato. Melhor, quanto as autoridades pagavam por cada um, no Porto.
Em 1899, houve um surto de peste bubónica, na cidade. E a Junta da Saúde do Porto pagava 120 réis por cada dúzia de ratos, vivos ou mortos, que fossem apresentados à Polícia. Ou seja, cada musaranho valia 10 réis. Aplicada a inflação e actualização, é isto o que vale um empregado destas agências de notação, e o que se deve pagar se lhe pusermos a cabeça a prémio...

4 comentários:

  1. Conhecia era a história do Luciano das Ratas...
    parece que as caçava (as ratazanas) nos esgotos de Lisboa, levando para a contabilidade os rabos das ditas, a fim de serem pagos os seus serviços.
    Segundo Júlio de Castilho, também utilizava os mesmos esgotos para caçar outras ... (Ver Bairro Alto, vol. V)

    ResponderEliminar
  2. Dessa não sabia (ou me lembrava) eu..:-) Mas quando regressar (a Lx.), hei-de refolhear o Castilho.

    ResponderEliminar