quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Favoritos LVIII : Rex Stout



Nascido a 1/12/1886, Rex Stout foi um autor americano de grande sucesso, sobretudo em romances policiais. Mas escreveu também ficção e publicou até um livro de receitas culinárias. Os seus policiais tinham títulos tão sugestivos que o pintor belga René Magritte aproveitou um ou outro como inspiração para nomear os seus quadros. A personagem emblemática dos policiais de  Rex Stout é o detective Nero Woolfe (com o ajudante e narrador Archie Goodwin), de vaga ascendência balcânica, obeso, gourmet apreciador de cerveja, e fervoroso criador de orquídeas. Rex Stout foi muito traduzido em Portugal. E creio que posso afirmar que os 46 policiais, em que entra Nero Woolfe, têm todos versão portuguesa. Rex Stout morreu em 1975.
Em imagem, as capas de dois policiais traduzidos: o nº 164 da colecção Xis (Minerva, 1966) e o nº 673 da Colecção Vampiro (Livros do Brasil, 2003), repectivamente de Edmundo Muge e A. Pedro.

4 comentários:

  1. Gosto muito do Nero Woolfe e do Archie Goodwin, acho que li tudo em que eles entravam. Contudo, desconheço o livro de receitas e gostava de conhecer - pois uma das coisas de que mais gosto nos livros do Nero Woolfe são precisamente as discussões entre ele e o cozinheiro sobre as ementas do dia. Secalhar, é porque tenho ascendente em Sagitário ;)

    ResponderEliminar
  2. Também não sabia que Rex Stout tinha publicado um livro de receitas. Devia gostar de comer, por isso criou Nero Wolfe. :)
    No outro dia o Luís transcreveu umas citações de um livro dele, no Prosimetron, e fiquei com vontade de o reler.

    ResponderEliminar
  3. Muito boa conjugação! a sua (Escorpião/Sagitário), Margarida - desculpe-me a observação. E o diálogo é sempre apanágio do Sagitário...

    ResponderEliminar
  4. MR:
    o livro referido é "The Nero Woolfe Cookbook", mas, após pesquisa, verifiquei que havia um outro que R. S. fez por encomenda: "Too many Cooks Recipe box", com 36 receitas, mais.

    ResponderEliminar