domingo, 6 de novembro de 2011

Regionalismos minhotos (7)


Acaba-se, por agora, a selecção do 1º volume do "Vocabulário Minhoto" de M. Boaventura. O volume II é bastante mais pequeno em páginas e foi publicado 6 anos depois (1922) do primeiro. Segue então a minha última escolha do volume I (1916).
1. Dezaguizar-se - Indispor-se, zangar-se.
2. Desalborar - Fugir, correr. (Conheço como desalvorar)
3. Doeira - Bebedeira.
4. Empalear - Enganar, burlar. (Conheço a palavra com o significado de: fazer perder tempo.)
5. Escabichar - Procurar saber de outrém novidades interessantes. Escabichar os dentes. (Palitar)
6. Escocho - Canhoto; que faz as coisas com a mão esquerda.
7. Esmorido - Tristonho; ciciado, quase imperceptível.
8. Espirra-canivetes - Magrizela, mas vivo e esperto. (Conheço como sinónimo de impertinente)
9. Esterlicado - Cheio de arrebiques, janota, vaidoso. 

4 comentários:

  1. Conhecia desaguisado (discórdia, zanga), mas o verbo escrito com 'z' não conhecia. Deve ser mais antigo, não?
    Desalborar (desalborar por aí fora), espirra-canivetes e esterlicado também me são familiares e, no entanto, as minhas raízes são todas mais a sul. Curioso...

    ResponderEliminar
  2. Creio que o "z" por "s" é por ter sido, realmente, antes do Acordo Ortográfico de 1940.
    Creio que, com as migrações internas, c. a., o uso dos regionalismos se foi propagando e "globalizando".

    ResponderEliminar
  3. E eu conhecia: dezaguisar-se, escabichar, esmorido, espirra-canivetes e esterlicado (este com o sentido de fininho e janota).

    ResponderEliminar
  4. Esmorido, não conhecia eu. Bem como o 3. e o 6..

    ResponderEliminar