Integrado na propaganda da campanha de Alfabetização de Adultos, este pequeno filme (1952) de cerca de 30 minutos, está dividido em 6 pequenos episódios, que contam, todos eles, com a participação de Vasco Santana (1898-1958). A actriz Maria Olguim entra em dois deles e o jornalista Fernando Pessa compõe, bem, a figura de Professor, no episódio do Exame.
Creio que o filme não será muito conhecido e, embora não sendo notável mas um pouco ingénuo nos meios utilizados, não deixa de ser uma curiosidade, que se vê sem custo e com algum agrado.
Aqui fica, por isso.
P. S.: o Arpose celebra, hoje, o seu 9º aniversário. Este é o poste nº 10.130.
O vídeo destina-se, principalmente, aos Amigos, estimados Comentadores, e Seguidores fiéis, como uma espécie de pequeno brinde, agradecendo o estímulo sempre importante que nos dão, para que o Blogue continue. E para os tentar compensar por nos terem aturado até aqui...
P. S.: o Arpose celebra, hoje, o seu 9º aniversário. Este é o poste nº 10.130.
O vídeo destina-se, principalmente, aos Amigos, estimados Comentadores, e Seguidores fiéis, como uma espécie de pequeno brinde, agradecendo o estímulo sempre importante que nos dão, para que o Blogue continue. E para os tentar compensar por nos terem aturado até aqui...
Os meus sinceros parabéns por mais este aniversário do blogue "Arpose", que considero um oásis no interior da blogosfera, sempre feito com enorme saber e que nunca deixa de surpreender o leitor pela sua qualidade, nos mais diversos temas abordados. assim como esses temas que são já um ex-libris do blogue como as "mercearias finas" ou "uma fotografia de vez em quando" e o bom gosto musical.
ResponderEliminarO filme, penso que não conheço, vamos ver logo à tarde:-)
Muitos parabéns e bom domingo!
Muito obrigado pelas suas palavras gentis. E pelos seus comentários.
EliminarEspero que a "sessão da tarde" Vos agrade. O filmezinho não deixa de ter alguns momentos bem pitorescos...
Um bom Domingo, aí por casa.
Muitos parabéns ao "Arpose" e aos seus autores. Um post de cada vez, um dia de cada vez, enquanto Vos apetecer. Nós esperamos que seja por muitos e longos anos 😊. Gostamos de Vos ler e de ouvir e ver o que nos proporcionam.
ResponderEliminarBom domingo
Bom S. Martinho
De certeza que as favas devem estar boas!
Muito agradeço, Paula, as suas amigas palavras de estímulo.
EliminarA favada já promete, pelo aroma que vem da cozinha. E já abri um tinto de Palmela (2015), para ir respirando..:-)
Um bom S. Martinho, também, a que não faltem castanhas!
Cordialmente.
https://youtu.be/2jE_gVPTNTY
ResponderEliminarUma música com uma mensagem de esperança de que melhores
tempos possam vir. É a minha insignificante lembrança para
agradecer tudo o que o Arpose de bom me tem proporcionado.
É sempre uma companhia diária,umas vezes muito ao meu gosto,
outras nem tanto, mas é sempre um prazer a expectativa e a
surpresa do que vou encontrar. Por isso desejo longa vida ao
blogue.E nesta tarde triste e chuvosa um sorriso desconhecido
mas sincero.
Comentando o video que só agora vi, até achei que para aquele
ResponderEliminartempo nem estava nada mal. A divulgação, talvez só no cinema
penso eu. Como é que foi descobrir esta relíquia tão antiga?
Mero acaso de boa sorte, Maria Franco, ter encontrado este pequeno vídeo reproduzindo o filme de 1952. E que eu guardei logo, destinado ao 9º aniversário.
EliminarGrato pelas suas boas palavras, sempre reconfortantes e amigas.
Obrigado, também, pela indicação de Roberto Alagna. Ouvi a canção, repetindo para mim mesmo: eu conheço esta música. Só depois vim a descobrir que era a Valsa nº 2, de Shostakovich, que é lindíssima, a que o cantor, ou alguém, acrescentou a letra. Que resultou bem.
Que o tempo melhore! E votos de um bom fim de Domingo.
Foi no domingo à noite que estivemos a ver o "Zé analfabeto" e agradecemos a sugestão, gostámos especialmente dos episódios passados na estação dos correios. A arte e engenho com que foi escrita e realizada esta série é memorável, pelo menos para nós:-)
ResponderEliminarMuito bom dia!
Fico contente por saber que se divertiram e gostaram do pequeno filme com o Vasco Santana - era essa a minha modesta intenção. Provavelmente, a mensagem teria resultado bem, naqueles já recuados anos 50.
EliminarBons dias, cordialmente.