sexta-feira, 16 de novembro de 2018

A Canja


Dizia o ditado, em tempos recuados de penúria, que: Quando o pobre come galinha, um dos dois está doente . E era verdade. Porque julgo que a primeira canja que provei foi em estado de dieta. Era aconchegante, aquele caldo enxundioso com massinhas de letras e 2 ou 3 gemas, muito pequenas, de ovos que ainda se não tinham desenvolvido. E as pequenas olhas de gordura e azeite a sobrenadar a canja, com o seu aroma doméstico e salutar. De galinha que não era preciso chamar-se do campo, nessa altura...
Pois ontem a canja teve um toque internacional, porque os ovos (inteiros e desenvolvidos, desta vez) foram escalfados nuns apetrechos especiais apropriados, mas simples, que tinhamos comprado em Inverness Terrace (Londres), em Outubro passado. E a canja de galinha, tal como as antigas, estava deliciosa!...

8 comentários:

  1. Gosto muito de canja caseira com ovos (os não desenvolvidos são bem bons e era como a minha avó fazia). E esse apetrecho para escalfar ovos parece uma excelente ideia. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Soube bem, ao jantar, com este frio invernoso..:-)
      O aparelhómetro é muito eficaz e deixa os ovos uma beleza!
      Bom dia.

      Eliminar
  2. Nem doente consigo consumir tal caldo! O rapaz lá de casa bem sofre, já que é a sopa que mais gosta e eu não consigo fazê-la (basta o cheiro para me enjoar). Ainda bem que vos soube bem. Agora um ovito bem escalfado até que é bem bom :-)
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há nada a fazer, quanto a gostos, senão respeitar os de cada um, democraticamente. Também eu tenho os meus ódios de estimação: peixe-espada, pèzinhos de coentrada, mão de vitela, endívias...
      Um bom próximo fim-de-semana.

      Eliminar
  3. Recordo-me da canja que a minha avó me fazia, com as célebres letrinhas em massa, que refere, acompanhada dos chamados "miúdos" , adorava as moelas, mas vê-la no quintal, em Lisboa, a matar a galinha enviada por familiares da província, deixava-me aterrorizado em criança, mas rapidamente me esquecia quando a sopa chegava ao prato. Mas com ovos escalfados nunca comi, nem conhecia, deve ser muito boa:-)
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os ovos escalfados foram, realmente, uma inovação apropriada..:-)
      Retribuo os votos de um bom fim-de-semana.

      Eliminar
  4. Quando era miúda só gostava de duas sopas: caldo verde e canja.
    Às vezes (raramente) faço canja com os tais ovinhos, mas prefiro com arroz. Outras vezes faço com ovos batidos e fica com os ovos em farripas.
    Esta está linda com ovos floridos.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do caldo verde, eu não dispensava a tora (era assim que se chamava ao pedacinho detoucinho da mama com um resto de carne) e a rodela de chouriço.
      Canja com arroz, não era costume lá de casa, apenas massa de letras ou estrelinhas. Mas um amigo meu do Porto usa o arroz.
      Bom Sábado.

      Eliminar