quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Clonagem operática


Não sendo o Arpose uma delegação do I. N. E., posso dar-me ao luxo de não me dar ao rigor escrupuloso do tipo de exercício e trabalho daquela instituição nacional de reputado crédito. Podendo assim permitir-me a algumas considerações que pecam, talvez, pela sua relatividade e serão, eventualmente, excessivas na sua generalização.
Dito isto, abordemos o caso da utilização de vídeos de música erudita, nos Blogues que a privilegiam.
As correntes dominantes não serão muitas, nem diversificadas. E menos ainda se focarmos, apenas, as árias de óperas, registadas pelos administradores e colaboradores, quando os blogues são colectivos. Iremos deparar com uma cacofonia estereotipada. E, nalguns casos, em que o administrador é mais distraído ou desleixado, as árias até se repetem: 2, 3 e 4 vezes, ao longo do mesmo blogue...
Aceito de bom grado que o Arpose possa não ser excluído, em absoluto, desta clonagem tanta vez verificada por aí. E arrisco, com a tal relatividade de que falava acima, que os compositores mais repetidos, por esses blogues além, sejam, sem dúvida, Giacomo Puccini (1858-1924), logo seguido por Gaetano Donizetti (1797-1848). Não saberei, no entanto, explicar a razão desta multiplicação de lugares comuns. Talvez um limitado conhecimento musical, preguiça ou um contágio estereotipado de gosto.
Passando à prática, vou enumerar 9 (das dez canónicas, deixando 1 em desafio, às visitas, por preencher) árias de ópera, que mais aparecem e se repetem, nos blogues. Não refiro os intérpretes, por variarem, às vezes. Cito apenas, os compositores, a ária e a ópera, sem preocupação de progressão ou ordem de grandeza, na enumeração. Uso a ordem alfabética do apelido dos autores-músicos.
Aqui vão as 9  mais:

1. Vincenzo Bellini - Casta Diva - Norma.
2. Georges Bizet - Habanera - Carmen.
3. Gaetano Donizetti - Una furtiva lacrima - L'elisir d'amore.
4. Ruggero Leoncavallo - Vesti la giubba (Ridi pagliaci) - Pagliaci.
5. Wolfgang A. Mozart - Papageno - A Flauta Mágica.
6. Giacomo Puccini - E lucevan le stelle - Tosca.
7. Giacomo Puccini - Nessun dorma! - Turandot.
8. Giacomo Puccini - Vissi d'Arte - Tosca.
9. Gioacchino Rossini - Cavatina de Figaro (La, la, la...) - O barbeiro de Sevilha.


(Não querem arriscar mais 1?!...)

2 comentários:

  1. O ""Libiamo ne' lieti calici" pulula por aí, de certeza (La Traviata - Verdi)
    Publicam-se normalmente as mais populares, que os "maestros populares" usam em seus concertos.
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço a resposta ao repto. E tenho que confessar que não me lembrava dessa...
      Penso que esta cacofonia se deve sobretudo aos Rieu deste mundo que, para ganhar mais dinheiro ou comprar o seu castelo, abusam destas peças musicais de sucesso fácil que, à partida, agradam a todos...
      Um bom dia, também.

      Eliminar