Criada por Chico Buarque em 1973, a canção Cálice foi proibida durante parte da Ditadura militar brasileira. Só tendo sido registada e difundida em disco no ano de 1978 - faz agora 40 anos.
Será que vai ser de novo proibida?...
Será que vai ser de novo proibida?...
Uma canção bem bonita. Não sabia que tinha sido proibida. Boa noite!
ResponderEliminarHouve, pelo menos, 5 ou 6 canções proibidas. Uma delas, "Tiro ao Álvaro", de Elis Regina e Adoniran Barbosa (tenho-a no Arpose), a que eu acho um piadão e que não tem nada de "subversivo"...
EliminarUm bom fim-de-semana.
É como a história que já ouvi algures de a Pide ter proíbido a Bíblia ao Álvaro Cunhal, quando ele esteve preso. Nem se entende. Aiás, um amigo da minha mãe uma vez contou-me que, cá em Portugal, chegaram a proibir a Mary Poppins porque no início dizia que vêm bons ventos de Leste - não sei se é verdade, mas tem piada.
EliminarEssa da Mary Poppins, "se non è vero, è ben trovato"..:-)
EliminarA ignorância e o excesso de zelo de muitos dos censores, criaram alguns equívocos ridículos.
Um bom Sábado.
A questão da proibição da Bíblia tinha a ver com não ser permitida a entrada de qualquer livro para (cert)os presos políticos.
EliminarIgnorância foi a apreensão de um livro de Racine na fronteira porque «Racine, Lenine ou Estaline é tudo igual». :-)
Bom sábado!
A Censura portuguesa também tinha um critério hierárquico..:-)
EliminarUm bom fim-de-semana.
Não sabia que alguns presos não tinham direito a nenhum livro. Que horror! Só demonstra o medo que as Ditaduras têm de gente que pensa. Bom Domingo!
EliminarAs ditaduras acabam sempre por ser monstruosas...
EliminarUma boa próxima semana.