domingo, 7 de outubro de 2018

Moinhos, jogos e brinquedos infantis


Cada vez gosto mais das coisas simples da terra. A começar por monografias, pela arte rústica (evito o povera, académico...), na sua autenticidade, o sabor auditivo das expressões regionalistas, os usos e costumes ancestrais que vão desaparecendo pelo alastrar das manchas suburbanas e pelo ermamento do interior português.
Há quem se aperceba deste meu gosto, com atenção amável e cúmplice. Como foi o caso do meu amigo AVP, que resolveu oferecer-me Os Moinhos e os Moleiros do Rio Guadiana (Edições Colibri, 2018), de Luís Silva, e Arca de Cangalhadas (Museu de Silgueiros, 2018), de António Lopes Pires. Ambos de âmbito etnográfico, regional.
O primeiro dos livros aborda, de forma especializada, as características dos 119 moinhos que bordejam o Guadiana (110, em Portugal, e 9 em Espanha). O segundo, de contos despretenciosos, usa-os no sentido de dar a conhecer jogos infantis, já pouco praticados, e brinquedos de rústica manufactura, que fizeram a alegria de crianças de antanho...
Leituras agradabilíssimas, que aqui venho agradecer a AVP.

14 comentários:

  1. Hei de espreitar os dois livros porque são temas que me interessam.
    Obrigada pelas dicas.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Valem muito a pena..:-)
      Não tem de quê, foi um gosto.
      Bom dia.

      Eliminar
  2. Gostava de ver o segundo. Sendo de um museu,se calhar não se encontra à venda...gosto do título e deve ser interessante. Na escola, os miúdos gostam dos jogos tradicionais, quando os apresentamos.Na minha escola, pelo menos uma vez por semana jogam-se alguns jogos tradicionais. E diariamente se salta à corda (uma coisa que estava quase desaparecida). Há jogos que eu jogava e que gostava de ensinar, mas com grande pena minha já esqueci: os passos todos do jogo das cinco pedrinhas (sei atirar as pedras, mas esqueci-me das palavras). Também já não me lembro das palavras do jogo com a bola "ao ar; num pé; numa mão...". Tenho pena. Também acho uma pena que por razões de segurança se tenham posto de parte os brinquedos de lata.

    Enfim, são outros tempos...

    Desejo-lhe um bom domingo e boas leituras:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Museu de Silgueiros, desde que contactado pela Isabel, dará decerto uma solução para a aquisição do livro. Sendo um museu onde nunca estive, aproveitarei a primeira oportunidade geográfica para o visitar. Tem uma dinâmica exemplar, com a difusão visual e escrita de uma peça museológica, por mês, texto que o meu amigo AVP recebe, e me reenvia.
      Um bom Domingo, também, para a Isabel, com estima.

      Eliminar
    2. Muito obrigada.
      Vou mesmo pedi-lo para o museu.

      :))))

      Eliminar
    3. Em tempo, Isabel, aqui vão os dados que o meu amigo AVP acaba de me remeter, tendo em vista o seu interesse em adquirir o livro:
      ASSOPS - Associação de Passos de Silgueiros
      Rua Dr. José Assunção, 113, Passos de Silgueiros
      3500-541 Silgueiros
      (telefone 232 952 001)
      ou
      www.assops.pt museudesilgueiros@gmail.com

      Boa sorte!

      Eliminar
  3. Fiquei com vontade de ler o das cangalhadas. Para além de me recordar que há muito não ouvia a expressão interessam-me esses jogos criados por quem tinha acesso a tão pouco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pitoresco, despretencioso e bem escrito, o livro bem merece difusão e leitores.
      Boa tarde.

      Eliminar
  4. Também me interesso por monografias de várias localidades, preferencialmente não muito académicas, mesmo que menos eruditas.
    Obrigado por esta partilha.
    Votos fe uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes livros são, muitas vezes, um manancial de conhecimentos úteis, práticas e pequenas histórias que nos fazem lembrar o passado e a infância.
      Foi um gosto.
      Retribuo os votos, muito cordialmente.

      Eliminar
  5. Bem interessante - para mim, sobretudo o segundo. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ambos têm o seu valor e utilidade, e boa leitura.
      Uma semana propícia.

      Eliminar
  6. A simplicidade enriquece-nos cada vez mais! (quando mais complicado fazem o mundo, mais estes temas valem a pena)
    Boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compartilho inteiramente a sua opinião.
      Uma boa semana.

      Eliminar