segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Osmose (97)


Parece-me que nunca, como hoje, foi tão difícil optar, inteiramente, por um único lado. Olhamos para o que aconteceu em Las Vegas, ou pelo que está acontecendo em Brasília; pelo que ocorreu em Tancos, infantil e inexplicavelmente. Tomar posição, deixa-nos divididos e a tentação é de nos ficarmos pelo conforto de um cinzento neutral que não nos obrigue, claramente, a uma decisão absoluta sobre os factos concretos. Há que ser realista, no entanto: o cinzento tem, ainda, várias tonalidades.
O se e o mas encontram abrigo neste enovelado desarrumo de espírito a que o próprio tempo parece associar-se, em conformidade. Porque se anuncia, para esta semana, chuva e cinzento, com a entrada triunfante do Outono. O estado do mundo dá vontade de hibernarmos, para só virmos a acordar na Primavera. Como se isso fosse possível... E tudo voltasse a ser claro e róseo, lógico e racional, humanamente acertado com as nossas mais íntimas convicções. De justiça e bom senso.

10 comentários:

  1. Hoje, no Jornal I, li :

    " The Sun" falou com o motorista que transportou a jovem (Kathryn Mayorga ) de esta ter estado com CR 7 num hotel :
    ELA SISSE QUE ESTE TINHA UM CORPO INCRÍVEL. ESTAVA FELIZ E ENTUSIASMADA DEPOIS DE DEIXAR O QUARTO DO HOTEL. DISSE QUE ELE AMOROSO.


    Será que fico neutral ?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo a minha neutralidade, que não acontece muitas vezes, está quase sempre mais próxima de uma das opções. Mas, nestes casos extremamente mediáticos, a contra-informação e as "fake news" são tantas que perturbam e inçam a análise racional e limpa dos factos.
      Muito cordialmente.

      Eliminar
  2. Sonhar com um mundo melhor, parece-me ser cada vez mais, uma utopia.

    ResponderEliminar
  3. Isto está a atingir umas proporções inimagináveis. Hibernar não parece ser a solução porque quando acordarmos morremos de susto.
    De Ronaldo não sei que pensar (não sabia do Sun) e do Brasil sei muito bem o que pensar. Em Bolsonaro eu nunca votaria e Haddad é suspeito de vigarices e fotografa-se ao lado de um tipo corrupto que está na cadeia... Não teria sido mais avisado o centro, a esquerda e mesmo alguma direita terem-se unido à volta de um candidato que pudesse unir as pessoas em vez de as desunir? Isto está muito feio... O mundo está esquisito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há por aí, também, um estranho fedor inquisitorial...
      O Brasil é um povo desunido. Provavelmente, e se não fosse o imperador Pedro II, já se teria cindido em vários pequenos países. Continuo a pensar que é um milagre que, geograficamente, se tenha mantido unificado, embora federal.
      Depois, a iliteracia e ignorância não deixa de ser americana e rural...

      Eliminar
  4. Sempre achei (desde que me lembro de mim, pelo menos) que o preto e o branco só existem na ficção. A realidade tem sempre tonalidades de cinzento. Há pessoas bem intencionadas que fazem coisas terríveis, há pessoas muito boas numas coisas e moralmente erradas, há pessoas péssimas que têm quem as ame verdadeiramente, há gente boa e má em todo o lado, de todas as cores, de todos os quadrantes políticos, religiões, géneros... Há gente que consegue ser boa e má ao mesmo tempo, por vezes num mesmo segundo. É devido à certeza desses cinzentos que acho que tomar partidos é sempre perigoso, até porque nunca temos toda a informação.
    Quanto à chuva, até tenho medo, apesar de saber que é necessária.
    Quanto a hibernar, acho que preferia migrar temporariamente, juntamente com o marido e os filhos, para um sítio com bom tempo e bem alegre. :-)
    Desculpe o excesso de comentário.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, ninguém é absolutamente genuíno e puro, há cambiantes, muitas vezes perversos. Que acabam por revelar-se, em situações extremas, que até surpreendem os próprios.
      Mas se se prevê que, no futuro, irá haver apenas 5 enormes multinacionais, também há uma estratégia montada para reduzir os seres humanos a um clone único domesticado e previsível. É esse o grande perigo desta manipulação que alastra por todo o lado. Tendente a favorecer a emoção primária e a anular o pensamento diversificado.
      Gosto sempre de dialogar consigo..:-)
      Um bom dia, também.

      Eliminar