quinta-feira, 9 de junho de 2016

Ascensão e queda


Dei-me conta, há dias, que das três empresas privadas onde trabalhei, durante a minha vida activa profissional, nenhuma delas sobrevivera, independente, tendo sido engolidas por outras, em qualquer dos casos, maiores.
Na última delas, onde laborei 28 anos, tive até oportunidade de presenciar a sua ascensão (1984) e o princípio do seu declínio que começou em 1995, até que foi comprada e absorvida por outra, em 2015, já eu lá não estava, felizmente.
E encontrei razões e similitudes nos três processos. Bem como causas maiores: inveja e gula. Que, como se sabe, na mitologia cristã, são pecados capitais. Ou do capitalismo?

11 comentários:

  1. Pecado "capital". É o cancro das sociedades.
    Ter o poder do dinheiro, é para muitos a
    finalidade das suas vidas. Possivelmente
    nem sabem apreciar pequenos prazeres que
    nem sequer têm preço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O paradigma social do poder cada vez mais se afirma pelo dinheiro. E será dificílimo que se modifique, porque nem sequer há uma pedagogia alternativa. Nem na escola, na vida social e, raramente, existe no seio das famílias.
      Sobre isto, tenho uma visão de futuro muito negativa...

      Eliminar
  2. E andou em que setores de atividade, caro Luís XV, ou Mme. de Pompadour (conforme as versões)?

    ResponderEliminar
  3. ... para além do setor bancário, pelo que vejo nessa fachada do caminhense Ventura Terra...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mal por mal, prefiro o Luís XIV, como projecto de poder, ou o nosso D.João II. Mas longe de mim andar com a bandeirinha azul e branca na lapela!... Ou comungar desses ideais bacocos.
      A obra de Ventura Terra é um belo edifício, para a época.
      Quanto a mim e na sequência cronológica, foi todo um programa: Banca, Comércio & Indústria. Depois da tropa, e porque precisava de dinheiro, fui ao Totta...engolido que foi, mais tarde, pelo Santander que também já comeu o Banif.
      O resto, não tem grande história...

      Eliminar
    2. A Pompadour e o Luís XV não tinham nada a ver com ideais, mas lembrei-me deles, depois de ver como introduziu ali a sua carreira profissional - depois de mim, foram engolidas...

      Eliminar
  4. Bom feriado, caro APS. Causas dessa canibalização contínua? Humanas, apenas as dessa natureza complexa. Há uns anos seria incapaz de afirmar isto: o capitalismo tem as costas largas; tem predominado por ser o mais próximo da natureza humana/animal. As morais religiosas/políticas apenas servem de panaceia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço e retribuo os seus votos, JQ.
      Nos últimos anos, e na minha perspectiva, o lado mais pernicioso e desregulado do capitalismo tem avançado de forma avassaladora. E parece não haver remédio para o controlar, porque também, e ao inverso, o poder político foi perdendo força. Ou, talvez, vontade...

      Eliminar
  5. Inveja, nunca senti; gula, já tive algumas vezes. :)

    ResponderEliminar
  6. E a gula não é muito saudável.

    ResponderEliminar