sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Perplexidades menores


Que me fará iniciar, hoje, o terceiro poste sobre Patrick Modiano (1945), Nobel de Literatura 2014, francês, mas de que nunca li nenhum livro, até agora?
A sua prestação em vídeo-entrevistas (Youtube) é canhestra, titubeia interminavelmente nas respostas, parece ter um pensamento errático e desarrumado, faz grandes gestos desacompanhados, abusa frequentemente de jargões: evidemment, é um deles...
E o mais estranho é que, nem os dois últimos Le Monde des Livres, nem os 2 mais recentes "Obs." disseram o que quer que fosse sobre ele, ou sobre a sua obra. Terá Modiano má imprensa? É bem possível...
Mas estas misteriosas omissões insólitas e curiosas seriam comparáveis, por exemplo, a que, aquando da atribuição do Nobel a José Saramago, nem o JL, nem a revista Ler, nem o Atual (Expresso), nem sequer a ípsilon (do jornal Público) falassem dele.
Talvez Modiano seja apenas aquilo que os franceses disseram de Hollande: "É um homem normal." No caso concreto: é um escritor normal (banal?). Ou terão vergonha de falar sobre ele?

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Homem normal parece que é; escritor banal, não acho. Mas que não era esperado este Nobel...
    E quanto ao que diz, há muita gente que escreve bem e que é uma lástima a falar.
    Imagino que isto de o quererem arrancar ao seu quotidiano...
    Não tem computador, mas Paul Auster também não. Não percebo se escreve à máquina, se à mão. Coisas para mim estranhas, mas cada um é como é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabo por simpatizar com o homem, por toda esta rasura que lhe fazem.
      E tem toda a razão: um escritor não é obrigado, necessariamente, a falar bem. Mas sim, escrever bem.

      Eliminar
    2. Já tinha postado no Prosimetron um link de uma entrevista que Mondiano deu ao Le Monde em que ficou bem patente o modo como ele se expressa verbalmente, articulando um discurso nada fluído. É como diz MR, falar não é para todos.

      Eliminar
    3. Estive a rever o vídeo do seu poste, no Prosimetron, meu caro MLV, e, apesar de tudo, até me pareceu mais conciso e claro, do que aqueles que tinha visto no Youtube.
      Convenhamos, no entanto, que oralmente Patrick Modiano não é muito feliz a expressar-se... Acontece, porém, a muito boa gente: escritores, ou não.
      E o que me importava destacar, neste meu poste, era a escandalosa omissão da imprensa gaulesa, sobre o novo Nobel francês.

      Eliminar
  3. Apresenta-se uma fã de Modiano. :)
    Miss Tolstoi

    ResponderEliminar
  4. Que se passa que agora temos de provar que não somos robôs?!
    Miss Tolstoi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não alterei nada!
      Deve ter sido o Google que se enfrascou de Kubrick e da "Odisseia no Espaço". São graves estes disfarçados totalitarismos americanos. Vou ver o que se pode fazer com o meu "Guru" informático.

      Eliminar
  5. Tb algo se passa no Prosimetron no primeiro comentário, depois passa-lhe...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. HMJ apercebeu-se da dificuldade de comentar no Prosimetron, mas eu não...

      Eliminar