terça-feira, 30 de setembro de 2014

Apontamento 54: É de Almanaque !



Todos os que frequentam bibliotecas, nacionais ou estrangeiras, públicas ou privadas, sem esquecer uma espécie muito especial que, por cá, se chama Arquivo Nacional, já estabeleceram, por força das circunstâncias, preferências em função dos serviços prestados aos leitores.
 Embora com procedimentos próprios de cada instituição, o balanço geral é positivo. O atendimento, presencial ou à distância, é prestado por funcionários que, normalmente, têm a noção do seu papel na divulgação do acervo. Existem, obviamente, casos de excelência que nos fornecem informações preciosas.
Por outro lado, também se gravam na memória os casos em que a instituição se fecha ao exterior, sem a mínima noção relativamente à razão da sua existência. Nestes casos, o acesso presencial é vedado. As respostas a pedidos de informação – ou confirmação sobre obras do seu acervo – são nulas.
E também há casos que são de “Almanaque”, como a resposta que recebi hoje, da Biblioteca Nacional do Brasil, ou seja, a Fundação Biblioteca Nacional, e que reza assim:

“A consulta bibliográfica é presencial.
Venha à Fundação Biblbioteca [sic] Nacional”


Pedia, apenas, a confirmação de uma determinada obra no acervo da respectiva biblioteca, fornecendo a cota, com uma mensagem electrónica identificada com a abreviatura: pt, i.e., para bom entendedor, Portugal. Bem sei, e se quisesse ou pudesse, que a consulta de obras raras é presencial.
Pergunto, no entanto, se o/a menino(a) que respondeu – e sei lá quem seja –  saberá onde fica Portugal ? Porque se ficasse ao virar da esquina da Fundação Biblioteca Nacional não teria, certamente, enviado qualquer pedido de esclarecimento.


Post de HMJ, dedicado a JAD, num dia especial

2 comentários: