sábado, 21 de dezembro de 2013

Primícias


As clementinas, tangerinas, as romãs e as castanhas, bem como as nozes, já me tinham passado pelo estreito, este ano. Mas eu ia desesperando dos diospiros, porque, talvez como as perdizes, por o tempo (clima) não ter ajudado, nunca mais apareciam. Ou, melhor, os diospiros espanhóis, eu ia vendo-os, na sua palidez anémica e amarelada, na sua rijeza bruta para trincar, pressentida e detestável para mim, habituado que fui à macieza translúcida e vermelha dourada dos lusitanos. Os castelhanos, dispenso-os.
O facto é que eu costumava prová-los pelo Outono, já em Novembro e, este ano, nada. Foi preciso esperar pela entrada do Inverno, quase no fim de Dezembro, para os ver, na banca do Mercado, oferecendo-se maviosos, de cor e perfeição, aos meus olhos saudosos. Lá comprei dois, agradecendo à Natureza não se ter esquecido de mim.
E, amanhã, sem falta, hei-de provar o primeiro.

N. B.: teimosa, e mesmo que erradamente, escrevo e leio sempre "diospiros".

10 comentários:

  1. Vieram tarde, mas estão muito ricos! E também pode chamar-lhes caqui, mas há quem escreva cáqui, e o seu problema mantém-se...

    ResponderEliminar
  2. Caqui faz-me sempre lembrar farda de tropa, nem sei bem porquê.
    Mas gosto e prefiro, porque foi assim por que os conheci, do nome: diospiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também. E também digo sempre "diÓspÌro".

      Eliminar
    2. Desta vez [e mais uma vez..:-)], estamos em total sintonia.

      Eliminar
  3. Por acaso já de há um mês para cá que tenho comprado uns dióspiros bons, portugueses.Pelo menos é o que dizem, os que os têm comido, que eu não gosto.

    ResponderEliminar
  4. O da sobremesa do meu almoço, hoje, estava simplesmente divinal de bom!..

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia esse termo do português-brasileiro. eu adoro dióspiros (maduros). Parecem doce de ovos!

    ResponderEliminar
  6. É recente (caqui) o seu uso, em Portugal. Também costumo dizer que "parecem doce de ovos", ainda ontem o repeti, com o último que comi e que estava delicioso.

    ResponderEliminar