segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Pinacoteca Pessoal 65


Nascido em Antuérpia, Joris Hoefnagel (1524?-1601) é um pintor flamengo muito considerado, na Inglaterra. A sua obra emblemática, "The Fête at Bermondsey", retrata um casamento, nessa localidade, com uma fidelidade quase fotográfica, reproduzindo uma série de figuras (algumas já identificadas), com trajes de festa, da época elizabetina, com uma riqueza de pormenor que permitiu reconstituir, melhor, a iconografia de moda, do século XVI britânico.
A tela, que terá sido pintada por volta de 1569 (Hoefnagel estadiou na Grã- Bretanha, de 1569 até 1571), pertence a uma colecção particular, mas poderá ver-se na National Gallery, até 5 de Janeiro de 2014, integrada na mostra Elizabeth and her People.

4 comentários:

  1. Que maravilha! Um documento de época fabuloso!
    É extraordinário como o pintores flamengos pintaram, desde muito cedo, os ambientes à sua volta, cenas da sociedade de então, retratando pessoas comuns das várias classes sociais...
    Adoro este tipo de pintura e talvez não tivesse outra oportunidade de conhecer este quadro ou mesmo o nome deste pintor. Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. A pintura é uma maravilha. Fez-me lembrar as que vi ontem no MNAA... Boa semana!

    ResponderEliminar
  3. É, na verdade, um documento iconográfico precioso!
    E o mais extraordinário é que os estudiosos conseguiram identificar grande parte das figuras, desde um marchante e negociante de carnes (Gamaliel Pye) até membos diversos da pequena aristocracia rural, lá retratados.
    Foi um gosto partilhar, Maria.

    ResponderEliminar
  4. O quadro é realmente maravilhoso, na técnica e no pormenor.
    Ainda não fui ao MNAA, Margarida, mas vou tentar não perder.
    Votos de boa semana, também!

    ResponderEliminar